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O perigo na ponte da RSC 453 sobre o Arroio Castelhano

22/07/2020 às 11h34min

Aos que trafegam pela RSC 453, em direção a Lajeado, passando pelo Km 6 da rodovia, percebem que a ponte sobre o Arroio Castelhano se encontra sem a proteção de guarda corpo há bastante tempo. O primeiro acidente ocorrido nesse trecho, foi dia 31 de maio de 2019 envolvendo um gol e uma caminhonete, depois de cinco meses sem o devido conserto, no dia 31 de outubro de 2019 ocorreu outro acidente, dessa vez envolvendo um carro, um caminhão e um ônibus. Hoje, fechando quase nove meses após o segundo acidente, a ponte está da mesma maneira, um perigo eminente aos que transitam pelo local.


Frente a isso, o vereador da câmara de Venâncio Aires, Sid Ferreira por meio de uma moção de apelo feita em 12 de março de 2020, questiona a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) sobre providências a cerca dessa situação. Em conversa com Ferreira, que está envolvido diretamente na busca por uma solução urgente para a ponte, relata que conseguiu um primeiro contato via ligação com a engenheira Camila, da EGR no dia 1º de junho. O vereador questionou o porquê haviam feito a pintura da ponte sem ao menos prestar um serviço de reforma na sua estrutura. A engenheira explicou que a empresa licitada prestava apenas serviços de pintura, recapeamento e sinalização da rodovia, mas que estão à procura de uma nova empresa que faça o procedimento de reconstrução da ponte, principalmente do guarda corpo. Após mantiveram contato ainda no dia 23 de junho via WhatsApp, em que foi relatado que estão no processo de elaboração da licitação para a contratação dessa nova empresa, após isso será feita a publicação da mesma e finalmente, a contratação e prestação do serviço.


Ela (engenheira) tem ciência disso, tem as fotos, e estamos tratando com ela. Estou aguardando até final de julho, para então entrar em contato de novo e perguntar sobre a licitação e também não deixar o assunto morrer”, relata Ferreira, que acredita que ao final de julho e início de agosto sairá a licitação, e assim começa o prazo para a empresa ganhadora iniciar a contratação, “eu espero que até final o ano esteja pronto”. Sid comenta que esperará um sinal de andamento da licitação, mas não resolvendo logo, terá de entrar com uma ação pública contra o estado. Antes do começo da pandemia haviam marcado uma reunião com o promotor, que ajudaria nesse processo, mas a reunião acabou não acontecendo devido o fechamento da promotoria. “Estamos tentando todos os meios legais para conseguir correr atrás dessa reforma. A segurança da ponte ali é indispensável”, finaliza.


Outro pedido também feito pelo vereador, foi a colocação de luz pública naquele trajeto, “é muito escuro ali, e de noite tem muita neblina. O motorista sai de uma curva e logo está na ponte, há pouca sinalização, e não se vê os pedestres, ninguém vê nada”, argumenta Ferreira.


Em entrevista com o Sargento Barbosa, do Comando Rodoviário de Cruzeiro do Sul, o primeiro ofício pedindo o reparo da ponte foi enviado para a EGR dia 27 de junho de 2019 e desde lá, mais quatro já foram encaminhados também. “Sei que receberam, mas não sei ao certo quando vão fazer algo, estamos fazendo a nossa parte”, afirma. A ponte garante muita segurança aos motoristas, levando em conta que, de acordo com o site da EGR são aproximadamente 160 mil carros passando mensalmente pela rodovia (dados do Comando Rodoviário de Cruzeiro de junho/2020).


Tentamos um contato direto com a EGR, por meio da assessoria de imprensa, e tivemos como resposta o seguinte: “Conforme já informado anteriormente, a EGR está ciente da situação e acompanhando o tema para viabilizar a melhor solução técnica, o que deverá acontecer dentro das próximas semanas, garantindo a segurança do local”. Questionamos em razão dos prazos, planejamentos e a demora no processo, mas não recebemos uma resposta quanto a isso.


A concessão das RSC 453 e 287

A responsabilidade da rodovia 287, que atualmente é da EGR, está com os dias contados para ser repassada a outra empresa, tudo indica que seja uma privada. Porém, ainda não existe prazo para a nova concessão, mas assim que a nova empresa assumir, a EGR deixa de comandar os pedágios da rodovia. Já existe um projeto de duplicação dessa rodovia também, que deverá ser colocado em prática. Com a privatização da 287, a nova concessão será válida por 30 anos e ao final a rodovia deve estar com a duplicação finalizada, e claro, serão também colocadas mais praças de pedágio. Com isso, a EGR será diluída pelo estado, que enquanto estatal, hoje tem todo o dinheiro arrecadado repassado para um caixa único que é redistribuído para todo estado.


Já a RSC 453, ainda é um tanto esquecida. Existe um projeto, feito pelos antigos prefeitos de todos os municípios que integram a rodovia, começando em Venâncio Aires e terminando em Muçum, para que ela seja duplicada também. Porém com mudanças de governadores o projeto acabou sendo engavetado e até o momento não foi mais retomado. A duplicação das duas rodovias, quando feitas, prometem mais segurança e fortes investimentos de empreendedores para áreas industriais de Venâncio Aires.


Créditos das fotos: Willian de Oliveira - Portal Guia Venâncio

Créditos dos textos: Luana Schweikart - Portal Guia Venâncio

Fonte: Portal Guia Venâncio

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