Notícias
IFSul avalia a possibilidade de oferecer ensino remoto aos alunos
14/07/2020 às 16h47minA possível retomada das atividades acadêmicas do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), de maneira não presencial, por meio do sistema remoto, foi a principal pauta abordada pelo Conselho Superior (Consup), em reuniões on-line, na terça e quinta-feira da semana passada, 7 e 9 de julho. O IFSul foi a primeira instituição de ensino de Venâncio Aires a anunciar a suspensão das aulas, por conta da pandemia de Covid-19. Desde 16 de março, a escola está sem as atividades letivas.
De acordo com o diretor-geral do campus Venâncio Aires, Cristian Oliveira da Conceição, o grupo compreende que a medida emergencial está longe de ser a ideal, mas pode ser uma alternativa, já que, diante do cenário atual, o retorno às aulas presenciais, mesmo que com o ensino híbrido, está distante de ocorrer. “É uma possibilidade que temos que aceitar para o momento, e de alguma forma garantir aos nossos estudantes o direito de acesso à educação pública, gratuita e de qualidade, mesmo em tempo de pandemia”, observa.
Conforme Conceição, a partir de amanhã, o campus Venâncio Aires realizará uma série de formações virtuais específicas para os cursos e as turmas, com o objetivo de contemplar servidores, estudantes e pais. A iniciativa visa à preparação para as possibilidades de ensino híbrido, remoto e também o novo ensino presencial que virá no futuro próximo.
O diretor do IFSul Venâncio Aires salienta que os cursos nas áreas de metodologias ativas e aulas invertidas já vêm sendo realizados pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen), há algum tempo. Outras definições deverão ocorrer após o Consup, no final de julho.
Recentemente, uma pesquisa foi realizada com os estudantes do IFSul para avaliar a realidade e as possibilidades do ensino remoto, bem como pontuar os principais desafios. O resultado serviu como base para as tratativas abordadas nas reuniões do Conselho Superior.
Tratativas
A orientação do reitor do IFSul, Flávio Nunes, é para que sejam construídos critérios que contemplem todas possíveis soluções e/ou remediações contra os desafios para se possibilitar o ensino remoto com qualidade e o máximo de igualdade possível.
Cada campus irá discutir com a comunidade acadêmica as possibilidades para a retomada das aulas. “Os documentos construídos retornarão no próximo dia 28, ao Consup, para que seja unificada uma proposta de retorno para nossa rede IFSul. Posteriormente, a decisão será apreciada e votada pelos conselheiros”, explica o diretor-geral do campus Venâncio Aires. Segundo Conceição, caso o documento seja aprovado, ao retornar aos campus, as especificidades dos cursos e das regiões serão respeitados, dentro dos processos pedagógicos.
Mapeamento revela a realidade dos estudantes do IFSul Venâncio Aires
- Estudantes do IFSul responderam a um formulário on-line, para avaliar a realidade dos estudantes do ensino presencial da região. As perguntas objetivas, divididas em seis seções, foram disponibilizadas na plataforma Google Forms.
- Conforme o resultado da pesquisa, os estudantes são oriundos de 11 cidades, sendo que a maioria é de Venâncio Aires (80,5%), seguido por Santa Cruz do Sul (10,7%) e Passo do Sobrado (2,9%). Ainda, cursos subsequentes apresentam maior diversidade em relação a esta questão.
- Dos 597 alunos, 80,6% estudantes responderam às perguntas objetivas e 19,4% não responderam
- Os principais cursos dos participantes são Informática /Integrado (51,1%), Refrigeração e Climatização/Integrado (19,3%), Eletromecânica (12,1%), Refrigeração e Climatização/Subsequente (8,3%), especialização em Educação (5,6%) e Secretariado/Proeja (3,5%).
- A maior parte dos alunos que responderam à pesquisa pertence ao Ensino Médio (integrado), destacando-se o curso de Informática (integrado), do qual todos participaram do levantamento.
- Na avaliação sobre o espaço de estudo domiciliar, 59,3% dos estudantes disseram possuir espaço de estudo individual, 30,6% possuem espaço compartilhado e 10,2% dos alunos não possuem espaço de estudo.
- Apenas 14,8% dos estudantes pertencem ao grupo de risco, sendo que o curso de Secretariado é o que possui a realidade mais delicada (41,2%).
Créditos das fotos: Divulgação - Jornal Folha do Mate
Créditos dos textos: Taiane Kussler - Jornal Folha do Mate
Fonte: Jornal Folha do Mate
buscar
Categorias