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Porque o Corolla vende mais que os rivais?

02/09/2020 às 17h27min

Líder no segmento de sedãs de médio porte. Segundo a Fenabrave (Federação da Distribuição de Veículos), foram comercializados 36.640 entre janeiro e agosto, ante 17.720 Honda Civic, seu principal rival no país. Entre as novidades da nova geração do Toyota Corolla destacamos a versão híbrida do Altis, com o novo motor 1.8 flex, que é uma variação do modelo de que está equipado o Prius. Além de ser o primeiro carro híbrido flex do mundo, é também o mais barato do gênero no Brasil, com R $ 124.990, já que o Prius custa R $ 128.530 e R $ 143.990 o CT200h.


Surge então a milionésima pergunta: por que o Corolla vende muito mais do que seus rivais? A resposta é simples. Em primeiro lugar, pela fiabilidade mecânica aliada a um bom acabamento e a uma rede bem organizada que satisfaz os clientes. Isso acaba contribuindo para um bom valor de revenda, o que é muito apreciado no Brasil.


A preocupação da Toyota com o desenvolvimento do Corolla vai além. A Unidade de Indaiatuba (SP) onde o modelo é produzido é reconhecida como uma das empresas mais eficientes do mundo, mas continua na busca constante por carros cada vez melhores, que é o principal objetivo da empresa no mundo.


Há um motivo pelo qual a montadora mantém uma pista de testes próxima à fábrica, que permite que engenheiros, projetistas e técnicos avaliem continuamente para melhorar o veículo. Um circuito com 1000 metros de comprimento e 4,2 metros de largura possui vários equipamentos e pode ser submetido a vários tipos de testes. Tudo isso para garantir e manter a qualidade do Corolla.


A preocupação com a qualidade não se limita à carroceria do veículo. A suspensão foi desenvolvida por engenheiros brasileiros e sua calibração proporciona o equilíbrio perfeito entre conforto e estabilidade. O mesmo se aplica à direção, projetada para o piloto brasileiro exigente, com resposta mais rápida e ângulo de direção em uma posição esportiva. Todo esse cuidado na fabricação explica a durabilidade do Corolla. Afinal, essa é uma cena típica de modelos de vários anos andando nas ruas (e a maioria, ou seja, em bom estado). É por isso também que o sedã médio da Toyota é tão valorizado no mercado de carros usados em Porto Alegre. Tanto que, entre tantos prêmios recebidos, o Corolla foi considerado o Maior Valor de Revenda 2017 em sua categoria.


A preocupação da Toyota com o desenvolvimento do Corolla vai além. A Unidade de Indaiatuba (SP) onde o modelo é produzido é reconhecida como uma das empresas mais eficientes do mundo, mas continua na busca constante por carros cada vez melhores, que é o principal objetivo da empresa no mundo.


Há um motivo pelo qual a montadora mantém uma pista de testes próxima à fábrica, que permite que engenheiros, projetistas e técnicos avaliem continuamente para melhorar o veículo. Um circuito com 1000 metros de comprimento e 4,2 metros de largura possui vários equipamentos e pode ser submetido a vários tipos de testes. Tudo isso para garantir e manter a qualidade do Corolla. A preocupação com a qualidade não se limita à carroceria Corolla. A suspensão foi desenvolvida exclusivamente por engenheiros brasileiros e sua calibração proporciona o equilíbrio perfeito entre conforto e estabilidade.


O mesmo vale para a direção, projetada para o piloto brasileiro exigente, com resposta mais rápida e um ângulo de direção em uma posição esportiva. Todo esse cuidado na fabricação explica a durabilidade do Corolla. Afinal, essa é uma cena típica de modelos de vários anos andando nas ruas (e a maioria, ou seja, em bom estado). Por esta razão, o sedan de gama média da Toyota é tão valorizado no mercado de carros usados.


O Corolla é o sedan de gama média mais seguro da América Latina

Um sedã de tamanho médio é, por definição, um carro destinado ao uso familiar e comercial, e o Toyota Corolla é. É por este motivo que a segurança é outra das suas principais características. O design resistente à torção com zonas de deformação (que absorvem a energia do impacto) e a estrutura frontal são projetadas para fornecer melhor proteção para os pedestres. Além disso, o modelo contém vários elementos que contribuem para a integridade das pessoas a bordo.


O Controle Eletrônico de Estabilidade (VSC) e o Controle de Tração (TRC) são essenciais para a prevenção de acidentes. No entanto, o Corolla conta com até sete airbags (dois frontais, dois laterais, dois cortinas e um para o joelho do motorista), além de luzes diurnas em LED, faróis com ignição automática, sensor de chuva, assistente de arrancada em subida (HAC), montagem de cadeira infantil Isofix no banco traseiro, travamento automático das portas a partir de 20 km por hora, cintos de segurança de três pontos para todos os passageiros, sensor de corte de combustível e luz de freio automática.


O maior reconhecimento para o alto nível de segurança do Toyota Corolla foi o teste do renomado Latin NCAP (New Car Evaluation Program, em inglês), no qual o modelo produzido no Brasil recebeu a nota máxima (cinco estrelas), repetindo o resultado obtido anteriormente.


A novidade desta vez é que além da proteção oferecida aos passageiros, o sedã médio mais vendido do país foi reconhecido pela segurança de pedestres. Um detalhe importante: esta foi a primeira vez que um carro feito no Brasil obteve o melhor resultado nesta classificação.


O Latin NCAP é famoso por seus rígidos critérios de teste de segurança. Só depois de todas essas avaliações é que o sedã mais vendido do país recebeu a melhor avaliação, tanto para passageiros adultos quanto para crianças nos bancos traseiros e para pedestres. Uma conquista histórica não só para a Toyota, mas também para a indústria automotiva brasileira.


Créditos das fotos: Divulgação - Toyota

Créditos dos textos: Juliana Machado

Fonte: FBS Mídia

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