Notícias
Venâncio Aires e região conta com a Campanha Máscara Roxa
18/08/2020 às 18h30minNa manhã desta terça,18, ocorreu de forma on-line o lançamento da Campanha Máscara Roxa para as regiões do Vale do Rio Pardo e Centro Serra, feita pelo Comitê Gaúcho ElesPorElas, da ONU Mulheres. O projeto permite que mulheres vítimas de violência doméstica possam denunciar seus agressores em farmácias conveniadas à campanha. São 26 novas cidades, com abrangência das Associações dos municípios do Vale do Rio Pardo (AMVARP) e do Centro Serra (AMCSERRA), do Rio Grande do Sul que aderem ao programa. O lançamento foi realizado on-line em plataforma de videochamada para reuniões. Se fizeram presentes representantes de órgãos de segurança, governo do Estado, Poder Judiciário, Legislativo e movimentos femininos que ajudaram na construção da campanha. Ainda foram convidados proprietários de farmácias, lideranças locais e representações de instituições e da sociedade. A campanha tem como coordenadora executiva, Karen Lose, e o objetivo principal no momento é fazer um impulsionamento da campanha para que mais unidades farmacêuticas possam aderir ao projeto.
Como funciona a Campanha?
Antes de fazerem a denúncia, as mulheres devem conferir se na vitrine da farmácia existe o selo de “Farmácia Amiga das Mulheres”, que identifica a participação na Campanha. Todos os atendentes do estabelecimento receberam capacitação online para seguir com os procedimentos após a denúncia e preservar a segurança da vítima. Para fazer a denúncia, a mulher deve chegar na farmácia e pedir a máscara roxa, senha usada para o atendente identificar o pedido de ajuda, por exemplo: “Oi, você teria uma máscara roxa?”. Logo após o profissional explicará que o produto está em falta e que pegará alguns dados para avisar quando o produto chegasse. O procedimento seguirá com o atendente repassando as informações à Polícia Civil, via WhatsApp, criado exclusivamente para a campanha e disponível 24h, para que as medidas cabíveis sejam tomadas. Lembrando que sempre serão mantidas em anonimato informações da farmácia, atendente e vítima, divulgando apenas o município em que a denúncia foi registrada.
Já funcionando desde o dia 10 de junho no Rio Grande do Sul, a Campanha Máscara Roxa que inicialmente contava com 600 farmácias participantes, hoje já são mais de 1.400 unidades de seis redes: Associadas, Agafarma, Vida, Preço Mais Popular, Tchê Farmácias, e Líder Farma. No Vale do Rio Pardo, do total de 14 municípios, 11 possuem estabelecimentos participantes. Até o momento, foram recebidas 17 denúncias nas farmácias de 15 municípios gaúchos: Venâncio Aires, Bento Gonçalves, Canoas, Capão da Canoa, Capão do Leão, Capela de Santana, Carazinho, Casca, Charqueadas, Pinhal, Porto Alegre, Rio Grande, Santo Antônio da Patrulha, Taquari e Vitória das Missões.
De acordo com o coordenador do Comitê Gaúcho e da campanha, Edegar Pretto, qualquer farmácia pode aderir ao programa. O objetivo é envolver também, as farmácias que não fazem parte de uma grande rede, ou seja, as que estão em cidades menores. Interessados em participar devem entrar em contato com o Comitê: 51 991993641 ou [email protected].
O porquê da Campanha?
A iniciativa de começar a campanha foi motivada pelo aumento de casos de feminicídios no estado durante o período de isolamento, na pandemia do coronavírus. Conforme dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado, nos meses de março, abril e maio, 28 mulheres foram assassinadas por questões de gênero. Só no mês de abril, o aumento foi de 66,7%, comparado com o mesmo mês no ano anterior. Em todo o período de janeiro a junho deste ano, 51 mulheres foram vítimas e morreram em decorrência do feminicídio no estado, foram registradas 166 ocorrências de tentativa de feminicídio e 9.685 ocorrências de agressão com lesão corporal.
Um destaque salientado por participantes do lançamento foi a importância da campanha, no interesse das mulheres em realizar a denúncia, mas o medo da represália do agressor ainda ser maior. Por isso, os órgãos entram em contato com a vítima, sem que ela precise se deslocar até uma delegacia. Ou ainda, que a denúncia possa ser realizada por um familiar, amigo ou qualquer indivíduo que perceba a violência, não sendo necessário que seja a própria vítima.
Até o final do mês, o Comitê Gaúcho da ONU Mulheres lançará a campanha virtualmente para mais regiões, no momento já são 435 cidades participantes. De acordo com a proprietária de uma das unidades da Rede Associadas no município, Célia Marz Rehbein, ainda não há muita adesão em sua farmácia, mas acredita que isso seja em decorrência de Venâncio Aires não ser uma grande cidade. No município, as Farmácias Amigas das Mulheres são as seguintes:
– Rede Vida
- Rua Jacob Becker, 1351, Sala 03 e 10
- Rua Osvaldo Aranha, 173
– São João
- Rua Osvaldo Aranha, 219
– Tchê Farmácias
- Rua Osvaldo Aranha, 873, Centro
– Farmácias Associadas
- R. Jacob Becker, 1377
Em Mato Leitão, a campanha é encontrada nas Farmácias Associadas, na unidade da Rua Leopoldo Aloisius Hinterholz, nº 785. Já em Passo do Sobrado, também na rede de Farmácias Associadas, na Rua São Jose, nº 227.
*Com informações do Comitê Gaúcho ElesPorElas da ONU Mulheres Brasil
Créditos das fotos: Willian de Oliveira - Portal Guia Venâncio
Créditos dos textos: Luana Schweikart - Portal Guia Venâncio
Fonte: Portal Guia Venâncio
buscar
Categorias