Notícias
População Venâncio-airense aprova medidas de combate ao coronavírus
06/05/2020 às 16h30minUma pesquisa científica feita pelo Instituto de Pesquisas de Opinião (IPO) comprova que o Município está no caminho certo com relação as medidas ao combate do Covid-19. O estudo foi encomendado pela Prefeitura de Venâncio Aires e é uma um dos embasamentos utilizados para nortear o trabalho do Comitê de Saúde, que gerencia a crise causada pelo novo coronavírus.
O documento apresenta o comportamento da comunidade frente as ações e aponta que 97,7% está cumprindo, com algum grau, as regras do distanciamento social e do isolamento. Dos cidadãos pesquisados, 46,7% dizem que só estão saindo quando é inevitável, 41,3% afirma que está tomando todos cuidados possíveis e está saindo para trabalhar e para as necessidades básicas; 9,7% afirmaram estar em total isolamento e apenas 2,3% dizem estar vivendo com rotinas normais sem qualquer alteração.
A pesquisa feita sobre técnica de quantitativa probabilística estratificada, seguiu a distribuição das regiões, gênero e idade. O público alvo foram os Munícipes de Venâncio Aires, no período de 24 a 26 de abril onde 300 pessoas foram entrevistadas através de ligação telefônica.
O resultado mostrou que 84,3% aprova a maneira como a Prefeitura vem conduzindo o enfrentamento ao coronavírus e que 72,7% dos cidadãos estão com medo de serem infectados. Questionados sobre como avaliava o comportamento da sociedade em relação a pandemia, os entrevistados apontaram que 55,7% dos Munícipes estão menos preocupados do que deveriam com a contaminação da doença e que 10,6% apenas estão mais preocupados do que deveriam.
O número de aprovação para as medidas preventivas tomadas pela Prefeitura de Venâncio Aires também foram destaques no estudo técnico. No quesito do conhecimento sobre a implantação do Centro de atendimento Respiratório junto aos Pavilhões São Sebastião Mártir, 75,3% afirmaram que sabiam da montagem do espaço e 95,9% aprovaram a criação do espaço confirmando como uma medida ótima ou boa e 4,1% avaliaram como uma ação mediada, resultando assim em uma aprovação de 100%, ou seja, nenhum dos entrevistados desaprovou a ação tomada pela Prefeitura.
Outros dados importantes que a pesquisa demonstra é o comportamento do cidadão em relação a informação que recebe sobre a pandemia. A mídia tradicional é a mais utilizada com 53% para a busca e a confirmação das informações e notícias relacionadas as ações e aos desdobramentos do coronavírus no Município de Venâncio Aires. Já as mídias digitais, onde entram as redes sociais e o WhatsApp, ficaram com 43%. Os entrevistados apontaram ainda que possuem muita informação, ficando este item com 79,8%. Outros 14,6% consideraram que existe informação razoável e 5,4% acham que existem poucas informações no Município sobre o coronavírus.
Para o Gestor do Município, Giovane Wickert, a pesquisa reafirma a união positiva entre a Prefeitura, o Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) e ainda com a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Venâncio Aires (CACIVA). Desde o início da pandemia no Brasil, o grupo foi criado através de decreto e trabalha alinhado para tomar todas as precauções e delimitar os caminhos para auxiliar no combate do Covid-19. Os decretos municipais são conjuntamente criados pelo grupo que avalia e chega até as decisões com olhar focada na saúde do Venâncio-airense. “Nosso comitê defende a vida e a economia do nosso Município. Não podemos olhar apenas para uma régua, é preciso dosarmos as nossas ações a fim de conseguirmos um equilíbrio sustentável principalmente para o setor da saúde, mas também pensando na economia e na saúde financeira das empresas, comércios e das pessoas. Temos frentes de trabalho em todos os sentidos, trabalhando na assistência social auxiliando as famílias necessitadas, no desenvolvimento econômico auxiliando autônomos, criando caminhos para auxiliar o setor empresarial e ainda na educação, na fazenda e claro na saúde. Estamos em um momento onde a empatia e a solidariedade precisam ser os nossos guias e este trabalho tem o apoio e o reconhecimento da nossa comunidade”.
Créditos das fotos: Vanessa Behling - AI PMVA
Créditos dos textos: Adriene Antunes - AI PMVA
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Venâncio Aires
buscar
Categorias