Notícias
Município aumentará número de agentes de endemias
21/05/2020 às 19h29minO Executivo vai contratar mais dez agentes de endemias para atuarem no combate a Dengue no município. Através de Processo Seletivo Público Simplificado, os profissionais selecionados atuarão 40 horas semanais e os contratos terão validade por seis meses, podendo ser renovados por mais seis meses. O edital com os requisitos para os interessados em participar da seleção deve ser lançado na próxima semana.
Atualmente são quatro funcionários ligados ao setor de endemias. Além disso, junto a Vigilância Ambiental ainda atua um bioquímico, que coordena o grupo. As contratações se aliam as medidas realizadas pelo poder público local para diminuir os focos de proliferação dos mosquitos transmissores da doença, bem como, ampliar a conscientização dos moradores.
Até 2015 a Legislação exigia um agente de endemias para cada um mil imóveis, o que correspondia a 22 agentes enquanto o Município contava com cinco profissionais. Em 2015 esta regra passou para um agente para cada 800 imóveis, correspondendo a 27 servidores. A partir da nova contratação este número passa para 15 agentes atuantes na Capital do Chimarrão.
Ações
Nesta quinta-feira, 21, encerrou a pulverização de produto químico, nas calçadas e pátios, realizada pelo Município e Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) em diversos bairros da cidade, onde se concentravam focos e casos confirmados de Dengue.
A ação iniciada na semana passada foi desenvolvida nos bairros Brands, Coronel Brito, Loteamento Sol Nascente, Gressler, Bela Vista, Xangrilá, Cidade Alta, Aviação, São Francisco Xavier, União, Centro e Cruzeiro.
Na próxima semana, a equipe da Vigilância Sanitária do Município irá reforçar a dedetização no bairro Gressler e Brands. O produto biológico já vem sendo aplicado há algumas semanas, a partir de uma parceria com as empresas Alvo, Biosystem e W&F.
Além disso, também foi realizada a aplicação gratuita de um produto biológico em piscinas residenciais – cujos proprietários ou vizinhos solicitaram a intervenção – em desuso no momento ou que, por ventura, não estavam recebendo a aplicação básica de cloro e a circulação de água contida no local com a ativação do motor.
Créditos das fotos: Leandro Osório - AI PMVA
Créditos dos textos: Vanessa Behling - AI PMVA
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Venâncio Aires
buscar
Categorias