Notícias

O presente da Educação sendo escrito para a transformação do futuro

18/06/2020 às 10h57min

O crescente papel dos municípios na educação infantil, no ensino fundamental e na educação de jovens e adultos tem exigido cada vez mais capacidade de formulação e gestão das políticas públicas educacionais. Neste sentido, os avanços tem sido visíveis na Capital do Chimarrão: reformas em escolas, diminuição do déficit de vagas em Emeis, qualificação dos professores, mais tecnologia e recursos, implantação de tempo integral, atendimento de Emei nas férias, fomento a escolarização através de novas turmas de EJA, alimentação adequada para os estudantes e mais transparência nas ações públicas.


Educação Infantil

Na Educação Infantil, que conta com 1.633 crianças, a construção de duas novas Emeis irá zerar a fila de vagas. Atualmente, são 255 crianças que aguardam por uma vaga. Ao longo de três anos, foram ofertadas 128 vagas em Emeis. A Central de Vagas, que permite uma maior transparência sobre a fila e as vagas abertas, passou a ficar disponível no site da Prefeitura em 2017.


A lista deve ser zerada com a abertura da Emei Xangrilá, cuja previsão é que o prédio seja concluído entre os meses de agosto e setembro. A estrutura será composta por 11 salas de aula, refeitório, cozinha, lactário, sala de amamentação, área de recreação e almoxarifado. A escola terá capacidade para atender 188 crianças.


Boa parte da demanda existente já foi sanada em abril de 2019, com a inauguração da Emei Vó Helma, no Bairro Brands. A escola infantil dispõe de quatro salas para atender crianças de zero a três anos, seguindo os moldes do projeto-padrão Proinfância Tipo C, estipulado pelo Governo Federal. O local, que atualmente, atende 60 crianças, é administrado pelo Casva, onde outros 135 alunos são atendidos em tempo integral em um espaço que recebeu diversas melhorias após a intervenção amigável do Município.


O projeto ‘De férias da escola’ iniciou em 2018 e proporciona um educandário infantil aberto durante o recesso escolar, onde as crianças inscritas podem permanecer, com a garantia de segurança e bem-estar, enquanto os pais trabalham. Este ano, a Emei Mônica, do Bairro Gressler disponibilizou em torno de 100 vagas. Já para 2021, todas as Escolas de Educação Infantil ficarão abertas.


As Emeis também passaram, desde 2017, a contar com vice-diretoras em cada turno, proporcionando uma melhor estruturação administrativa. Nos educandários, tanto infantis quanto de Ensino Fundamental, também foram realizadas diversas melhorias estruturais como reformas e manutenção em quadras poliesportivas, pinturas, troca de telhado e pisos, manutenção elétrica, e reformas nos banheiros.


Para facilitar e melhorar as atividades administrativas e auxiliar no planejamento das atividades dos professores, a Administração também instalou 18 novos computadores em escolas.


Alimentação e transporte

Nas Emeis de Tempo integral, os estudantes recebem cinco refeições. Neste ano, são 5.004 alunos que receberão alimentação. A compra de mais de 30% dos itens vem da agricultura familiar e o restante ocorre por licitação de menor preço. Nos últimos meses, também foi realizada a compra de 1.403 kits de alimentação escolar distribuídos para os alunos carentes das escolas durante a pandemia.


Além de alimentação, os estudantes contam também com transporte escolar. No município, em torno de 3,5 mil alunos são transportados diariamente. São 1,8 mil alunos do ensino fundamental e médio e, cerca de, 1,7 mil crianças de Educação Infantil atendidas, tanto da cidade como do interior


Atenção especial

O Centro Integrado de Educação e Saúde (CIES) oferta medidas preventivas primárias na educação infantil e de atendimento interdisciplinar especializado através de consulta, avaliação e terapia nas áreas de Orientação Educacional, Estimulação Precoce, Psicopedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Neuropediatria e Neurologia, com finalidade de prestar atendimento ao aluno da educação básica da rede pública, de zero a 18 anos, visando contribuir para sua formação integral.


O espaço com 12 salas de recursos vem atuando com educação impactante na vida da criança e adolescente. No ano de 2017, foram 3.443 atendimentos. Em 2018, o total foi 5.072. No ano passado, o Cies realizou 6.612 atendimentos. Neste ano, até o momento, foram 2.063 atendimentos mais 389 encaixes de consultas de urgência.


Tempo Integral

A implantação gradativa da educação em tempo integral nas escolas municipais José Duarte de Macedo e Cidade Nova, implantadas neste ano, garante o acesso às atividades do contraturno para cerca de 100 alunos. Na Emef José Duarte de Macedo são para alunos que frequentam o pré, primeiro e segundo anos, já na Emef Cidade Nova são para pré e primeiro ano. Além destas, mais duas escolas possuem o turno integral: Emef São Judas Tadeu com 110 alunos e na Emef Otto Brands com 90 alunos. Já na Emef Odila Rosa Scherer há o turno oposto com 90 alunos.


EJA

O acesso à educação é um direito de toda população, então o Ensino de Jovens e Adultos (EJA) recebe atenção especial para fomentar a escolarização.  Desde 2017, foram 1.030 pessoas que ingressaram na educação por meio da EJA, tanto no ensino regular como no intensivo. A Emef José Duarte de Macedo oferece na modalidade regular no período diurno. Já o intensivo, ocorre, além da Macedo, também, na Emef Dois Irmãos no turno da noite. No momento, são 273 pessoas que estudam através do EJA.


Qualificação constante

Um professor motivado e qualificado faz a diferença na sala de aula. Assim, a realização do Fórum de Educação permite uma constante formação dos profissionais da rede municipal. Com temas voltados a práticas pedagógicas, os eventos nos últimos anos trouxeram grandes palestrantes nacionais e internacionais, bem como da Capital Nacional do Chimarrão. A cada edição, o investimento era em torno de R$ 60 mil e disponibiliza 850 vagas, no qual todas sempre foram preenchidas. Neste ano o tema seria “A nova sala de aula: como motivar e ensinar o aluno a aprender significativamente”, principalmente para motivar o estudante a aprender, mas em função da pandemia do Coronavírus o evento foi cancelado.


Créditos das fotos: Luciana Baum - AI PMVA

Créditos dos textos: Vanessa Behling - AI PMVA

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Venâncio Aires

buscar