Notícias
IPTU de 2021 tem prazos e formas de pagamentos definidos
02/07/2020 às 17h29minOs prazos e formas de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2021, estabelecidos pelo Executivo, foram aprovados por unanimidade, na Câmara de Vereadores na segunda-feira, 29.
O pagamento à vista terá 5% de desconto em cota única com vencimento no dia 9 de fevereiro. O valor também pode ser parcelado em oito vezes com a primeira parcela para o dia 10 de março e a última para o dia 10 de outubro.
Além disso, através do Programa IPTU Mais, o contribuinte pode chegar a ter 37% de desconto. Para se enquadrar e ganhar o desconto, o contribuinte precisa realizar ações, como por exemplo, arborização no passeio público, ter o passeio público em condições, possuir sistema de captação de chuva, sistema de recuo de água, utilização de energia passiva, utilização de composteiras, entre outras.
Também há a opção de desconto através do Bom Pagador. Os contribuintes que não tiverem débitos de IPTU ou Taxa de coleta de lixo até o dia 10 de dezembro deste ano, farão jus ao desconto de 8%.
Para os contribuintes do interior, o IPTU já tem, automaticamente, 50% de desconto. Já os contribuintes contemplados com o benefício da isenção do IPTU 2021, o valor da Taxa de Coleta de Lixo 2021 será cobrado em cota única, a ser paga pelo valor de lançamento, até a data de 10 de março de 2021.
Com o fim do mês de junho, chega a metade o parcelamento do IPTU. Até o momento, Venâncio Aires já arrecadou cerca de R$ 12,9 milhões, o que corresponde a 81% do valor previsto para o ano todo.
IPTU Mais
É um projeto que oferta descontos aos contribuintes que possuem uma séria de medidas sustentáveis em suas residências. Com a finalização dos prazos de recursos, que possibilita ao contribuinte de atingir até 37% de desconto.
PERCENTUAIS DE DESCONTOS
Zona urbana da sede
- 8% para bom pagador
- 5% para cota única
- 3% para arborização no passeio público
- 5% para passeio público de acordo com a legislação
- 3% para área permeável superior a 20%
- 5% para captação de água da chuva
- 3% para sistema de reuso de água
- 3% para sistema de aquecimento hidráulico solar
- 3% para sistema de energia fotovoltáica
- 3% para sistema de energia passiva
- 6% para a utilização de composteira
- 3% para limpeza anual da fossa séptica
Zona urbana fora da sede
- 8% para bom pagador
- 5% para cota única
- Terrenos sem construção: alíquota reduzida de 1% para 0,5%
- Terrenos com construção: alíquota reduzida de 0,3% para 0,15%
Créditos das fotos: Divulgação - AI PMVA
Créditos dos textos: Camila Sehn - AI PMVA
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Venâncio Aires
buscar
Categorias