Notícias
Autoridades alertam para o enfraquecimento dos cuidados contra a Covid-19
29/07/2020 às 16h49minEm live realizada na tarde desta quarta-feira, 29, pelas redes sociais da Prefeitura Municipal de Venâncio Aires, o prefeito Giovani Wickert, juntamente com o secretário de Saúde do município, Ramon Schwengber e a médica infectologista Sandra Knudsen orientaram a população sobre o enfraquecimento das precauções em relação a pandemia do coronavírus. O agravamento também se dá pela alta procura por atendimentos médicos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Hospital São Sebastião Mártir e no Centro de Atendimento para Pacientes com Sintomas Respiratórios, além da falta de fornecimento de medicação para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).
De acordo com Wickert, este período do inverno sempre foi complicado devido a lotação das instituições de saúde, e este ano se agrava ainda mais pois soma-se com todas as enfermidades, os pacientes confirmados e suspeitos do Covid-19. O prefeito ressaltou ainda que na manhã desta quarta, 29, esteve em reunião com Comitê da Saúde do município e com os prefeitos integrantes da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp), a fim de discutir uma forma de aperfeiçoar o sistema de monitoramento com bandeiras. Portanto, está em discussão a aprovação de uma nova metodologia que permite que cada município acate ou não a decisão de bandeiras tomada pelo Governador do Estado, ou seja, cada prefeito terá direito de decidir a situação do seu município. “O maior problema, podemos ver que é com a vida social das pessoas, a maior parte do contágio não se dá no trabalho e sim aos finais de semana e durante a semana no período da noite, quando as pessoas saem de suas casas”
O secretário Ramon Schwengber destacou durante a live, que agora mais do que nunca, as pessoas devem ter empatia umas com as outras e evitar as aglomerações. “Não queremos prejudicar a indústria e o comercio, mas nós como poder público temos algumas limitações”, conta. Schwengber relembra que nesta semana foram iniciados os testes em massa no município, primeiro com profissionais da saúde, na semana que vem serão testadas pessoas do grupo de risco e mais após será aberto à população em geral, de forma organizada.
Já a médica infectologista, Sandra Knudsen, mostrou sua preocupação com medicações importantes, usadas para tratamento de pacientes graves infectados pelo Covid-19, que estão com falta de matéria prima para sua produção, ou seja, não há oferta de mercado e o município encontra problemas para aquisição desses medicamentos. E ainda alerta para três principais obrigações que todos devem continuar praticando contra o coronavírus: o uso de máscara, higienização das mãos e superfícies e principalmente, evitar aglomerações. “Estou preocupada novamente com a situação geral dos nossos pacientes, ainda temos que nos cuidar 24h por dia”, conta.
Créditos das fotos: Divulgação - Portal Guia Venâncio
Créditos dos textos: Luana Schweikart - Portal Guia Venâncio
Fonte: Portal Guia Venâncio
buscar
Categorias