Notícias
Novo decreto terá mais rigor na fiscalização da população e estabelecimentos
04/08/2020 às 14h48minNa manhã desta terça, 4, as redes sociais da Prefeitura Municipal de Venâncio Aires transmitiram em live o pronunciamento do Prefeito Giovani Wickert, sobre as mudanças no Decreto Municipal de Enfrentamento da Covid-19, que visam proteger a população e garantir o controle do sistema de saúde da cidade. O mês de agosto por si só já acumulava pacientes no hospital e organizações de saúde, mas neste ano, com o agravamento da situação devido a pandemia, o problema aumenta ainda mais.
Após reunião na semana passada, com responsáveis pelo setor de alimentos e bebidas da cidade, como restaurantes, lancherias, padarias e bares, foram definidas novas medidas no decreto municipal com esses estabelecimentos para evitar aglomerações e como consequência, a superlotação do sistema de saúde, principalmente do Hospital São Sebastião Mártir. Passam a vigorar agora as seguintes normas:
– Uso obrigatório do Sistema de Mapeamento Inteligente para tornar os locais mais seguros;
– Terá de ser definido um tempo limite para cada pessoa permanecer no ambiente, visando a rotatividade;
– Um distanciamento obrigatório de deis metros entre mesas e em filas de espera;
– Deverá ser obrigatória também a disponibilidade de um profissional do estabelecimento para cuidar as distâncias e instruir seus clientes;
– Cada mesa poderá ter no máximo quatro pessoas e distância mínima de um metro entre as cadeiras sempre que possível;
– A máscara só deve ser tirada na hora do consumo de bebidas e alimentos, antes e após, o uso continua obrigatório;
– O estabelecimento deve ceder de forma individual palitos, temperos e demais utensílios, não deixando disponível nas mesas para uso compartilhado;
– Deve ser usada a ventilação natural do local, e caso seja extremamente necessário o uso de condicionador de ar, os filtros devem ser limpos diariamente;
– Ficam proibidas as brinquedotecas;
– O cliente fica proibido de consumir qualquer alimento ou bebida de pé; somente sentado e respeitando todas as normas.
Todos os demais estabelecimentos de serviços essenciais, com exceção de saúde, consumo de alimentos e prestação de serviços, fica proibida a entrada de mais de uma pessoa por família no estabelecimento, com exceção mais uma vez, de indivíduos que precisem de algum apoio, como idosos ou mães com crianças menores que não tenham onde deixa-las.
A fiscalização no município será mais rígida nesta semana, um grupo deverá passar nos estabelecimentos para orientar sobre as novas medidas do decreto; a noite e ao final de semana as fiscalizações serão maiores e se for preciso, serão feitas autuações. “Peço a ajuda de todos, não só dos estabelecimentos, não é hora de relaxar. Para que tudo continue funcionando e preservar os empregos, é necessário respeitar esse decreto, precisamos da colaboração de cada um, pois se não tivermos eficiência até esse final de semana, infelizmente teremos que começar a pensar em um ‘lockdown’ para o próximo”, conta o Prefeito Giovani Wickert.
Serão também isolados espaços de grande aglomeração do município, o uso das máscaras continua sendo obrigatório. Agentes de saúde do município estarão abordando quem não estiver usando, e também farão a distribuição de máscaras gratuitas. Porém se não for suficiente, indivíduos serão autuados. “Estamos passando por um dos momentos mais desafiadores, com enchentes, secas, calamidade pública e crise econômica, vai ser importante dar um passo atrás agora para darmos dois passos logo à frente”, Wickert finaliza o pronunciamento.
Créditos das fotos: Divulgação - Portal Guia Venâncio
Créditos dos textos: Luana Schweikart - Portal Guia Venâncio
Fonte: Portal Guia Venâncio
buscar
Categorias