Notícias

Vereador Tiago Quintana questiona obrigação de CPF em bares e restaurantes

11/08/2020 às 16h46min

O vereador do PDT, Tiago Quintana, usou a tribuna da Câmara de Vereadores na noite desta segunda-feira, 10, para questionar as ações de enfrentamento ao Covid-19 adotadas pela Prefeitura de Venâncio Aires desde o último fim de semana. O principal ponto questionado pelo vereador é a obrigatoriedade do uso de aplicativo de celular em bares, lancherias, restaurantes e padarias, com a exigência de apresentação do CPF na entrada dos estabelecimentos.


Além de não apresentar eficácia comprovada no controle do vírus, Tiago Quintana voltou a cobrar do Município explicações sobre o aplicativo, como seu custo para os cofres públicos, o uso de informações sigilosas e o fato de Venâncio Aires ser a única Prefeitura a adquirir o sistema, apesar de indicar a todos os municípios integrantes do Cisvale.


Com relação a obrigatoriedade, penso que é uma forma de utilizar um sistema de aplicativo que não convenceu ninguém. Acontece que, mais uma vez, quem paga essa conta é o pequeno empresário. Bares e restaurantes já sofrem com um grande número de restrições e queda de movimento e agora precisam deixar um funcionário exclusivo na porta com a tarefa indelicada de exigir o CPF de todos os clientes”, destacou o vereador. Para ele, o aplicativo gera custos ao empresário, aumenta filas no horário de pico, além de promover constrangimento na relação cliente-comerciante.


O fechamento de pontos turísticos e praças e a testagem em massa, sem critérios, no centro da cidade em véspera de Dia dos Pais, também foram pontos que Tiago Quintana destacou como preocupantes na ação municipal.


Créditos das fotos: Daiana Nervo - AI PDT

Créditos dos textos: Daiana Nervo - AI PDT

Fonte: Assessoria de Imprensa do Partido Democrático Trabalhista

buscar