Notícias
Cada um em sua casa: abertura da 21ª Feira do Livro supera expectativas
22/10/2020 às 10h58minO primeiro dia de Feira do Livro foi encerrado com a tradicional abertura oficial, este ano, de maneira virtual. Com a presença da gerente da unidade local do Sesc, Diane Lacerda Araújo, os secretários do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, e da Habitação e Desenvolvimento Social, respectivamente, Cláudio Soares e Mateus Deitos Rosa, e claro, a participação especial da patrona da 21ª edição, escritora Martha Medeiros.
Diane inicia a cerimônia relatando sobre o desafio que foi organizar essa feira, em meio ao caos da pandemia, mas que, apesar de tudo, o diferente dessa feira também está sendo bom e que se esforçaram para que ela seja ‘igual’ as outras vinte edições, com diversas programações, mesmo à distância. Aproveitou a palavra para destacar uma frase autoral de Martha: “passar pela vida à toa é um desperdício imperdoável”, e complementa: “aproveitem a feira, aproveitem os livros. Esse ano ela não está nos pavilhões, nem no parque, mas está aqui, está na casa de todos vocês e onde vocês quiserem…”, fala Diane.
Após, a palavra foi repassada aos secretários que fizeram suas considerações e destacaram suas participações substituindo a Secretária de Educação, Alice Theis, que está hospitalizada, e todos desejaram sincera e profunda recuperação.
Martha Medeiros agradeceu a homenagem e se colocou à disposição da comunidade venâncio-airense com o intuito principal de incentivar a leitura para todas as idades. A noite foi realmente especial e contou com a participação de professores da língua portuguesa do município e recados destinados a patrona, enviados por ex-patronos de feiras anteriores.
Questionada sobre qual era a ‘graça da coisa’ de ser a atual patrona, Martha confessou: “para mim é uma homenagem incrível, são tantos anos de trabalho na literatura e não imaginei que chegaria onde estou hoje, ser patrona é uma honra, principalmente no Rio Grande do Sul, lugar de escritores maravilhosos e de todas as gerações”. Destaca também o acolhimento, mesmo virtual, que vem recebendo das pessoas. “Nunca me senti tanto em Venâncio!”, disse a escritora. E salienta que tem recebido muitos e-mails e recados, também dos veículos de comunicação do município.
A patrona, a pedido de professores, também deixou dicas para que alunos tenham facilidade em escrever o gênero crônica. Orientou que as temáticas escolhidas sejam sobre experiências de vida dos próprios alunos; e para atrair jovens leitores, Martha destaca a importância de iniciar com livros que sejam do interesse deles, pois impor leituras difíceis de imediato, afasta ao invés de aproximar leitores.
Martha encerra sua participação prometendo uma visita para Venâncio Aires e finaliza: “Fazer essa feira do livro virtual é um ato de heroísmo e amor ao livro”. Assim, a cerimônia se encaminhou para seu momento final. Diane agradeceu a participação de todos na live, que teve mais de 1.400 visualizações e os quase duzentos comentários interativos.
A feira ainda segue até o sábado, 24, com diversas atividades em sua programação, confira agora o que ainda está por vir com as dicas do Agente de Cultura e Lazer do Sesc, Rauel Borstmann. Lembrando que tudo será transmitido pela página da feira do livro de Venâncio Aires no Facebook, (clique aqui e seja direcionado para a página):
• Quinta-feira, 22
– Às 9h30min terá uma live de bate papo com os escritores Gustavo Melo Czekster e Gabriela Silva. A atividade será uma espécie de debate, para convencer os leitores a optar por leitura fantástica e de terror ou a literatura clássica. Obviamente, a conclusão mais importante é o incentivo à leitura geral, porém o intuito é mostrar as características de cada gênero. A mediação será feita por um colaborador do Sesc de Passo Fundo e a atividade é destinada ao público de anos finais e ensino médio;
– De tarde, às 14h30min, terá uma live com Samuel Sodré, com contação de histórias mesclada com música. É dedicada principalmente à maturidade ativa e anos inicias;
– Às 19h acontecerá a noite das rimas com diversos participantes de vários estilos literários e musicais;
– E para encerrar a quinta-feira, acontece o primeiro bate-papo com escritores venâncio-airenses, com mediação de Gean Naue e participação de Kadiny Hertzer, Rosmeri Menzel, Pamella da Silva, Sérgio Rosa e Vitor Vogt. A temática principal será a dificuldade e os procedimentos para lançamento de um livro.
• Sexta-feira, 23
– A sexta começa às 9h30min com um bate-papo com André Alves e mediação de Rauel Bostmann sobre a temática da cultura pop. Quadrinhos, mangás, livros de super-heróis e a ligação com séries serão os principais assuntos. E Rauel já deixa aqui a questão principal: e aí, você prefere DC ou Marvel?
– Às 14h30min será o momento de contação de histórias com Zé do Cordel que irá recitar os cordéis da Rosinha, uma das maiores escritoras de cordel do país;
– Pela noite, às 19h acontece o teatro do grupo Êba de Caxias do Sul, com a encenação ‘O incrível caso do sumiço das letras’. Será uma live ao vivo com interação do público;
– O encerramento da sexta, dia 23, será com um show no formato drive-in da ONG Alphorria que acontecerá no Parque do Chimarrão às 20h30min. Os ingressos já podem ser adquiridos no Sesc em troca de 1kg de alimento por pessoa. Importante destacar que o limite de participação é de 100 veículos e que é indispensável o uso do rádio no carro ou qualquer modo de som no interior do veículo, pois será liberada uma frequência FM para o áudio do show. Aos que não puderem estar presencialmente no show, ele também será transmitido via live na página da feira no Facebook.
• Sábado, 24
– O último dia de feira começa com a comercialização presencial de livros na rua lateral da Prefeitura Municipal, que começa às 9h e segue até às 17h. Terá animação cultural com Zé do Cordel e todos os protocolos de segurança da Covid-19 serão respeitados: o uso da máscara é obrigatório, o local será isolado, controlado com o fluxo de pessoas e distanciamento, também será disponibilizado álcool gel no local. Estarão presentes três livreiros: a livraria Castelo, a Cadernos Livraria de Arroio do Meio e a Sociedade Espírita de Venâncio Aires. E assim como nos últimos dois anos, o Guia Venâncio se fará presente com distribuição gratuita de marcadores de páginas personalizados. Neste ano, para conseguir o mimo, valem algumas regrinhas: seguir o @guia_venancio, @decima_primeira_arte e o @sescvenancioaires.
– Às 16h acontece o segundo bate-papo com escritores venâncio-airenses, mediado por Gean Naue, com participação de Dan Poletti, Ana Hant, Josie Baron e Débora Kist.
– E a feira se despede neste ano, com show de Thomas Lenz e Banda, às 20h30min no Parque Municipal do Chimarrão. Ingressos seguem da mesma forma: já estão à venda no Sesc mediante entrega de 1kg de alimento. O limite também será de 100 veículos e todos devem usar um modo de som interno no carro, preferencialmente o rádio para acessar a frequência FM que será usada na transmissão do som.
Créditos das fotos: Willian de Oliveira - Portal Guia Venâncio
Créditos dos textos: Luana Schweikart - Portal Guia Venâncio
Fonte: Portal Guia Venâncio
buscar
Categorias