Notícias
É hora de votar: conheça o Progressistas, seus candidatos e apoios em Venâncio
01/11/2020 às 20h32minPara preparar e informar os eleitores durante a campanha dos candidatos a Vereador, Prefeito e Vice, o Portal Guia Venâncio continua a série de matérias especiais com presidentes de cada partido do município e com os candidatos a majoritária. “É hora de votar” quer ajudar você eleitor, a conhecer melhor cada partido e candidato, seus ideais e projetos para Venâncio Aires. Importante destacarmos que as datas de publicações de cada material foram determinadas mediante sorteio com cada partido.
O quinto partido participante da nossa série é o Partido Progressistas (PP), conforme entrevista com o presidente Ailto de Melo, o partido tem uma longa história. Surgiu em 1964 quando foram criados dois partidos únicos, a Arena e o MDB, que após teve alterações de nomes. Melo conta que o partido já foi muito forte em Venâncio Aires, mas hoje sofre pois não houveram renovações. Porém, o partido se mostra organizado a atuante, mesmo não participando com nomes para a majoritária nos últimos anos. O presidente ainda explica que o número reduzido de candidatos a vereador se deve ao fato das mulheres do partido não se mostrarem atuantes. “Pela legislação temos que ter um terço do gênero oposto ao da maioria, e no nosso partido é difícil a participação das mulheres. Acredito que seja pelo histórico, é o machismo que ainda existe, infelizmente. Mas, qualquer partido, por menor que seja, pode ser protagonista em uma eleição e decidir com os poucos votos que tem”, conta Melo. A principal filosofia do PP prega a liberdade de mercado e a não estatização dos serviços públicos, impulsionando a iniciativa privada.
Sobre a campanha desse ano, Melo relata que está sendo totalmente diferente devido aos grandes prejuízos que a pandemia trouxe, como o fechamento de empresas, o aumento do desemprego e a proibição de comícios e reuniões públicas. Portanto, grande parte das campanhas nesse ano serão por meios de comunicação, redes sociais, algumas visitas e caminhadas nos bairros. Melo ainda relata que em qualquer lugar as dificuldades logo são apontadas, mas a comunidade não vê o que já foi feito, “qualquer prefeito iria querer dar todas as condições para sua população, mas os recursos são limitados. Apesar de tudo, Venâncio ainda se destaca no RS”.
Já entre o partido com seus candidatos, a comunicação é feita via WhatsApp, uma opção mais ágil e instantânea. Além disso, são mantidas algumas reuniões para instruções, como o que pode ou não ser feito durante a campanha e a organização do material publicitário.
O apoio do Progressistas para a atuação na Prefeitura Municipal é de Giovane e Celso, pois de acordo com Melo, o atual prefeito é o que mais tem condições de gerir o município, sendo formado em gestão pública, com mais de 20 anos de experiência na política e por oito anos atuou como vice-prefeito da cidade. “O Progressistas está apoiando o candidato certo e não o duvidoso. A oposição não tem experiência política, o ramo dele é diferente da administração pública, ele é expert na saúde, o candidato vai ter que começar do zero”, finaliza Melo.
Para aconselhar o eleitor de Venâncio Aires, o presidente do PP conta que o ideal é todos analisarem bem os candidatos, não se deixarem levar por promessas ou ofertas que são tão comuns nessa época e usar o voto de forma consciente.
O Partido Progressistas tem atualmente 574 filiados, conforme pesquisa realizada no site do TSE, no dia anterior à publicação da matéria e em 2020 possui 5 candidatos a Vereador em Venâncio Aires. Confira abaixo a relação deles:
• Arthur Wickert – 11111
• Euclides Kaufmann – 11444
• Marco Aurélio Conceição – 11222
• Rejane Sehn – 11999
• Tuche Carlos Moisés Dipp – 11234
Créditos das fotos: Willian de Oliveira - Portal Guia Venâncio
Créditos dos textos: Luana Schweikart - Portal Guia Venâncio
Fonte: Portal Guia Venâncio
buscar
Categorias