Notícias
Justiça julga improcedente ação que pretendia impugnar candidatura de Jarbas da Rosa
03/11/2020 às 16h36minO juiz eleitoral João Francisco Goulart Borges julgou improcedente a ação da coligação ‘Unidos por Todos’, de Giovane Wickert (PSB) e Celso Krämer (PTB), que pretendia impugnar a candidatura de Jarbas da Rosa (PDT) – da coligação ‘Aliança pelo Desenvolvimento’ e que tem Izaura Landim (MDB) como vice – à Prefeitura de Venâncio Aires.
A manifestação do magistrado ainda não foi publicada no mural eletrônico do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas os participantes da audiência que iniciou às 10h desta terça-feira, 3, foram informados da decisão oralmente. Ele também confirmou à reportagem da Folha do Mate, por meio do jornalista Carlos Dickow, que a candidatura do pedetista está mantida sem ressalvas.
A alegação da coligação ‘Unidos por Todos’ era de que Jarbas da Rosa teria emitido receitas médicas e atendido pacientes no posto de saúde do bairro Coronel Brito, após ter desincompatibilizado para concorrer ao Executivo. Para sustentar a denúncia, foram apresentados documentos que, em tese, comprovariam as irregularidades relatadas.
De acordo com o juiz eleitoral, “há fortes indícios de fraudes nas datas das duas receitas, nos campos relativos aos meses, que foram apresentadas à Justiça”. Goulart Borges informou que os documentos seguirão para a Polícia Federal, com o objetivo de que seja apurada e responsabilizada a autoria da provável falsificação.
O magistrado comentou ainda que “também não ficou comprovado que o candidato Jarbas teria atuado no posto de saúde após a desincompatibilização”. Conforme o juiz, além de Jarbas da Rosa, foram ouvidos o prefeito e candidato à reeleição, Giovane Wickert; o secretário de Saúde, Ramon Schwengber; a responsável pela Farmácia Municipal, Sandusa Dettenborn; a chefe do posto de saúde e a médica que substituiu Jarbas; e outras testemunhas. “Não há nada, de concreto, que possa colocar a candidatura em xeque”, concluiu Goulart Borges.
Créditos das fotos: Divulgação - Rádio Terra FM
Créditos dos textos: Rádio Terra FM
Fonte: Rádio Terra FM
buscar
Categorias