Notícias

Álcool gel ok, máscaras ok, agora é só ir votar no dia 15

05/11/2020 às 11h27min

A estrutura de proteção sanitária contra o novo Coronavírus (Covid-19) está garantida para as Eleições 2020, agora só falta o eleitor comparecer às urnas no dia 15 de novembro. A Justiça Eleitoral recebeu na última sexta-feira, 30, a remessa de álcool líquido e em gel para higienização de mãos e equipamentos nos locais de votação.


São frascos de 215ml de álcool gel para os mesários, de 400ml para eleitores e de 500ml de álcool líquido para a limpeza. Cada seção contará com nove unidades no total doadas pela Ambev.


A 93ª Zona Eleitoral, com sede em Venâncio Aires, já havia recebido parte dos itens de segurança sanitária. As máscaras descartáveis e face shield chegaram ainda na penúltima semana de outubro. Todos os materiais serão destinados às seções eleitorais de Venâncio, Mato Leitão e Boqueirão do Leão junto com as urnas eletrônicas, sendo este último o primeiro a receber já na sexta-feira, 13.


Os materiais foram doados ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por empresas e entidades brasileiras, evitando custo ao erário num momento em que o foco do poder público é combater a pandemia.


Com todos os itens de segurança em dia, o chefe da 93ª Zona Eleitoral, Eduardo Mosman, ressalta a importância do eleitor ir votar. “Incentivamos que as pessoas exerçam seu direito e compareçam às urnas”, afirma. Ele lembra a exceção são aquelas pessoas que estiveram com sintomas, essas devem permanecer em casa. A higienização será das mãos, feita pelo eleitor antes e depois de votar, sendo que a urna não será higienizada. A sugestão é de que cada eleitor leve a sua caneta.


MÁSCARA

Não será permitida a entrada de pessoas sem máscara no local de votação. “O uso da máscara é obrigatório. Quem esquecer terá que ir para casa buscar”, alerta Mosman. O eleitor será orientado a manter uma distância mínima de um metro de outras pessoas e evitar qualquer contato físico.
O eleitor deve permanecer de máscara desde o momento em que sair de casa, evite contato físico com outras pessoas e cumpra o dever cívico da forma mais ágil possível, sem permanecer tempo desnecessário nos locais de votação.


O tempo de votação foi ampliado em uma hora e será das 7h às 17h. Porém, o horário das 7h às 10h é preferencial para maiores de 60 anos.


Créditos das fotos: Divulgação - Assessoria de Imprensa do Tribunal Superior Eleitoral

Créditos dos textos: Olá Jornal

Fonte: Olá Jornal

buscar