Notícias

É hora de votar: conheça o PSB, seus candidatos e apoios em Venâncio

05/11/2020 às 22h16min

Para preparar e informar os eleitores durante a campanha dos candidatos a Vereador, Prefeito e Vice, o Portal Guia Venâncio continua a série de matérias especiais com presidentes de cada partido do município e com os candidatos a majoritária. “É hora de votar” quer ajudar você eleitor, a conhecer melhor cada partido e candidato, seus ideais e projetos para Venâncio Aires. Importante destacarmos que as datas de publicações de cada material foram determinadas mediante sorteio com cada partido.


O partido de número oito é o Partido Socialista Brasileiro (PSB), que conforme a presidente Sandra Wagner, o grupo político se fundou nos anos 2000 junto ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais e iniciou a partir do então candidato a deputado estadual Heitor Schuch. Já passaram pelo PSB os presidentes Elemar Walker e Nestor Azeredo. Já em 2016, o partido teve grande crescimento com a vinda do atual prefeito do município, Giovane Wickert, consagrado no cargo pelo PSB e também desde então foi feita nominata com Vereadores eleitos. Sandra está à frente do partido desde julho e ficará até o final do ano.


Quanto a organização, Sandra relata que foi um grande desafio, mas que o PSB Estadual foi de grande ajuda para todos, inclusive com vídeos que formaram os candidatos, assim todos tiveram conhecimento de suas funções, vocações e receberam orientações sobre a campanha e material publicitário. Conforme Sandra, a convenção do partido também foi desafiadora, devido aos cuidados com a Covid-19, mas mesmo assim conseguiram reunir o número de participantes necessários. Ela, como presidente conta que está sendo um elo com os candidatos: “Peço documentos, fotos, e deixo todos à vontade. E novamente entrou o PSB Estadual que forneceu material, colinhas, perfurites e ajudou todos os municípios, são mais de dois mil Vereadores no estado concorrendo pelo partido e tem as majoritárias também, porém todos têm o mesmo atendimento, isso traz tranquilidade”.


Sandra relata que estão se reunindo principalmente como majoritária para orientações, pois a maioria das conversas acontece via WhatsApp. “Nunca se deixou de ter diálogo, sempre disparo as informações no grupo e para cada um pessoalmente, para terem atenção no recado. Um depende do outro, um ajuda o outro, somos um grupo e não podemos competir entre nós, eu estou bem feliz de ter esse sentimento”, destaca a presidente.


Sobre a chapa majoritária, Sandra menciona a importância de reeleger Giovane e Celso, para que o trabalho que já vem sendo feito, continue. Enfatiza que a experiência política do atual prefeito traz grande bagagem para a prefeitura e através da figura de Giovane, muitas coisas foram feitas, “ele tem um diferencial pelo passe livre em todo estado e a nível federal também, Giovane é muito conhecido, é bem visto no meio político em todos os partidos e isso nos alegra muito também pela vinda dele no PSB”. Dentro da coligação, a participação e auxílio de deputados conta muito também, conforme Sandra, é esse contato que ‘amarra’ emendas parlamentares e transformam em projetos para o município. No PSB, destaca-se a presença do Deputado Federal Heitor Schuch, no PTB a participação da família Moraes e do Deputado Federal Maurício Dziedricki é fundamental, conta Sandra que “70% do que vem de recursos é dos entes federados, é preciso uma boa relação para que o dinheiro venha, e isso tem hoje com o Giovane, assim como o vice também tem seu aliados”. No PSDB temos a presença do Governador do Estado, o PP também tem os deputados federais e o PL conta com o apoio do Deputado Federal Giovani Cherini, que é também coordenador da bancada gaúcha dos Deputados Federais. “Se faz necessário esse apoio estadual e federal e a importância dos partidos na coligação, construímos união pensando nisso. Vamos colher frutos bons com o Giovane, ele tem representatividade como figura política”, finaliza Sandra.


Agora com a nominata do PSB, conforme Sandra, o partido tem um grupo muito representativo de pessoas ligadas a comunidade, questão afro, racial, cultural, na área do esporte, saúde, acessibilidade, assim como na agricultura. “Quero pedir para as pessoas que votam, que prestem atenção na nominata do 40. São 23 candidatos e todos têm muito a contribuir, cada um na sua especificidade, as pessoas conhecem nossos candidatos, isso é importante, são pessoas de bem e inseridas no meio político”, fala a presidente.


O Partido Socialista Brasileiro tem atualmente 257 filiados, conforme pesquisa realizada no site do TSE, no dia anterior à publicação da matéria e em 2020 possui 23 candidatos a Vereador em Venâncio Aires. Confira abaixo a relação deles:


• Adão Rangel – 40100

• Adriano Costa – 40444

• Cassio Storch – 40840

• Cleiva Heck – 40123

*Clóvis Schwertner – 40222 – Indeferido com recurso

• Daniela Bublitz – 40898

• Djalma da Silva – 40300

• Eligio Weschenfelder Muchila – 40500

• Henrique Silva – 40040

• Jairo Bencke – 40888

• Jaque Santos – 40440

• Lauri Giehl – 40400

• Luciana Lopes – 40777

• Luiz Thiesen Rato – 40234

• Lusana Treib – 40333

• Marcelo Hickmann – 40555

• Nestor de Azeredo – 40680

• Paulinho Tirelli – 40140

• Pedro Junior – 40456

• Sandra Wagner – 40000

• Saul Zart – 40200

• Tatiane Andrade – 40318

• Valdir Konig – 40999       


*Candidato não regular e com pedido de registro julgado indeferido; no entanto, há recurso interposto contra essa decisão e aguarda julgamento por instância superior.


Créditos das fotos: Willian de Oliveira - Portal Guia Venâncio

Créditos dos textos: Luana Schweikart - Portal Guia Venâncio

Fonte: Portal Guia Venâncio

buscar