Notícias

SAMU Venâncio Aires completa 10 anos de funcionamento com homenagem

15/12/2020 às 11h20min

É indiscutível a importância de possuir um atendimento de urgência no município. Nesta terça-feira, 15, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Venâncio Aires completa 10 anos de funcionamento na Capital do Chimarrão. E ontem, 14, a Câmara de Vereadores de Venâncio Aires realizou uma homenagem alusiva a passagem da data para toda a equipe de trabalho.


São 10 anos que se iniciaram os atendimentos da Unidade de Suporte Básico (USB), em 15 de Dezembro de 2010 e após, foi inaugurada a Unidade de Suporte Avançado (USA), em 29 de Julho de 2013, atualmente com 7 anos de atendimentos. O quadro de funcionários é composto por seis médicos, sete enfermeiros, quatro técnicos e onze condutores, totalizando 28 profissionais na equipe.


Até outubro deste ano, foram registrados mais de 17 mil atendimentos feitos pelas duas ambulâncias, principalmente nas regiões centrais e pelos interiores de Venâncio Aires. A equipe projeta fechar o ano de 2020 com mais de 2000 atendimentos.


Em pequena comemoração realizada entre a equipe no final da tarde da quinta-feira, 10, a Enfermeira Responsável Técnica do SAMU Venâncio Aires, Patrícia Mello da Silveira conta a alegria de estar comemorando essa data com um serviço de qualidade e uma equipe comprometida e qualificada. “Percebemos que a cada ano aumentou o número de atendimentos e que a população já tem maior conhecimento de como e quando chamar o SAMU, nos falam que somos anjos que vêm para ajudar”, completa. A enfermeira está desde 2015 na equipe e fala que a união é fundamental para o sucesso no trabalho e destaca que todos estão sempre se capacitando para oferecer o melhor.


A direção do SAMU

O condutor que trabalha há sete anos na unidade de Venâncio Aires, Arthur Schneider Neto conta que a equipe lá dentro funciona como uma engrenagem, um sempre auxiliando o outro. Falou também sobre a necessidade de muitas vezes deixar a família de lado pra vestir o macacão e que em todos os atendimentos, o que deve prevalecer é a razão para focar no trabalho e nos protocolos, porém existem momentos difíceis: “O que me marca é atendimento com criança, é o que mais me toca, apesar que minha filha está com 22 anos, mas acima de tudo somos seres humanos e o lado pai fala mais alto”, Arthur comenta.


Sobre os desafios de conduzir uma ambulância pelas ruas, Arthur fala que a região do interior é a que mais traz dificuldades para se localizar, e que mesmo um veículo de emergência podendo fazer diversas exceções no trânsito, ao mesmo tempo deve estar atento e respeitar todos os demais veículos e pedestres a sua volta. “Eu converso bastante, mas ali dentro quando tô no volante, me desligo, tenho que me concentrar, na maioria das vezes um parente próximo também acompanha, e temos que garantir a segurança de todas as vidas”, destaca. Arthur começou dirigindo um caminhão aos 18 anos e hoje, com mais de 40 anos de condução se orgulha ao dizer que nunca se envolveu em um acidente, “adquirimos mais experiência, e ela fala mais alto, mas também sempre estou aprendendo, todos podem ensinar algo”.


A medicina na emergência

O traumatologista Wladimir Scalcon de Moraes atua como médico na equipe do SAMU Venâncio Aires desde 2013, quando participou de processo seletivo e entrou na primeira turma do suporte avançado. O profissional conta que o início foi difícil, pois não tinham muito preparo para o atendimento pré-hospitalar, que é muito diferente do que é encontrado dentro dos hospitais. “Aprendemos muito com os colegas do Suporte Básico e continuamos ainda. São 10 anos de SAMU, e sete anos do Suporte Avançado, inaugurado em 2013 e eu estou aqui desde lá”, explica.


O médico conta que todo atendimento feito é diferente. “Cada vez que toca o telefone não sabemos o que esperar, já passamos por situações inusitadas como atolar no concreto, passar em pequenas pontes de rios. Tem de tudo, cada plantão é uma aventura”, fala Wladimir. Ainda, relata como o atendimento feito no SAMU, chamado de pré-hospitalar, é diferente do que faz no hospital como traumatologista: “aqui atendo de tudo, infarto, traumatismo craniano, parada cardíaca, AVC, baleado, faqueado e acidentado. Temos o maior desafio de chegar com a pessoa viva, para no hospital o atendimento ser mais completo”.


O profissional finaliza alertando que muitas vezes o que atrapalha um pouco a equipe no atendimento da ocorrência é a curiosidade das pessoas que estão próximas da situação. Deseja também que no próximo ano essa equipe se mantenha, bem como a empresa que administra as ambulâncias, que nunca tiveram problemas.


O trabalho não para

Durante as comemorações dos 10 anos do SAMU, a foto da equipe recém havia sido registrada e o parabéns acabou ficando para depois, pois duas ambulâncias tiveram que se deslocar para realizar atendimentos no final da tarde da quinta-feira, 10.


Homenagem na Câmara de Vereadores

Na noite da segunda-feira, 14, a equipe do SAMU se fez presente no Plenarinho João Jorge Hinterholz na Câmara de Vereadores de Venâncio Aires para receber uma homenagem pela passagem dos seus 10 anos de inauguração, de todos os vereadores da Casa Legislativa. Muitos profissionais compareceram à sessão, porém devido uma ocorrência de emergência tiveram de se ausentar para realizar o atendimento.


A Enfermeira Responsável Técnica do SAMU Venâncio Aires, Patrícia Mello da Silveira, falou em nome de todos os 28 profissionais, agradeceu a homenagem e mencionou que foi um ano difícil para todos que trabalham com a saúde por estarem na porta de entrada dos atendimentos contra a COVID-19.

Nosso serviço aumentou ano a ano nos atendimentos, os munícipes estão mais informados de como e quando chamar o SAMU devido a divulgação em escolas, rádios, empresas, enfim, onde formos divulgar nosso trabalho. Agradecemos de coração a homenagem, que possamos ficar por muitos anos ainda, Venâncio já não se vê mais sem o SAMU. E ficamos à disposição, somos uma equipe muito bem treinada, capacitados e uma verdadeira família, as portas da nossa casa sempre estão abertas para quem quiser vir conhecer. Venâncio está muito bem assistido, e estamos à disposição sempre, liguem 192 que estaremos lá.

Patrícia Mello da Silveira – Enfermeira Responsável Técnica do SAMU Venâncio Aires

Créditos das fotos: Willian de Oliveira - Portal Guia Venâncio

Créditos dos textos: Luana Schweikart - Portal Guia Venâncio

Fonte: Portal Guia Venâncio

buscar