Notícias

Quem são os suplentes que irão começar 2021 como vereadores de Venâncio

02/01/2021 às 22h07min

Dos 15 vereadores eleitos nas urnas, no dia 15 de novembro de 2020, três foram convocados para o primeiro escalão do governo de Jarbas da Rosa (PDT) e Izaura Landim (MDB). Assim, os suplentes de seus partidos terão oportunidade na Câmara no início da legislatura 2021-2024. Nelsoir Battisti (PSD) vai para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo e sua cadeira fica com Janete Brandão (PSD). Ela obteve 187 votos e foi a segunda suplente da sigla, mas assumirá no Legislativo porque o suplente imediato, Rodrigo VT, que somou 315 votos, terá cargo em comissão (CC) na Prefeitura. “Fiquei surpresa, mas estou muito feliz e quero viver esta experiência de forma intensa”, afirma Janete.


Na vaga de Gilberto dos Santos (MDB), que vai para a Secretaria de Desenvolvimento Rural, fica o colega André Puthin, primeiro suplente do MDB, que obteve 689 votos nas urnas. Ele agradece pela oportunidade e deseja que ambos façam bons trabalhos. “Pela primeira vez, vejo um agricultor de resultados como secretário. Ele conhece da área e tenho certeza de que vai contribuir muito. Já eu, na Câmara, pretendo manter a postura adotada no primeiro mandato. Quero construir pontes, e não muros”, destaca Puthin.


E, com a ida de Claidir Kerkhoff (PSL) para a Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social, Ricardo Landim (PSL) será vereador. Ele obteve 365 votos no pleito de novembro passado e é o primeiro suplente da legenda. “Estou muito feliz e sei da responsabilidade de representar a nossa comunidade. Tenho um grande desafio pela frente e a expectativa é muito boa”, comenta. O PSL, Landim e Claidir, e o MDB, de Santos e Puthin, ainda não definiram se outros suplentes terão a chance de assumir por algum período em 2021. O PSD, de Battisti e Janete, está acertado para que ela permaneça na função por dois meses, inicialmente. Alexandre da Agropecuária e Claudete Cittolin, que fizeram 142 e 134 votos, respectivamente, também terão dois meses cada um. Falta definir como será o segundo semestre.


André Puthin

• André Luis Puthin tem 48 anos, é casado com Simone Maria Becker, 45, e pai de Gabriel Becker Puthin, 13. Filho do ex-presidente da Câmara e vereador por dois mandatos, Wilson da Silva Puthin, 76, e de Joaninha Clecy Puthin, 71, foi vereador na legislatura 2017-2020, no entanto os 689 votos recebidos nas urnas no dia 15 de novembro não foram suficientes para garantir o segundo mandato consecutivo. Tem uma irmã: Patrícia Fernanda Puthin, 41.


• Natural de Venâncio Aires, estudou até a 4ª série na Escola Monte das Tabocas, depois ficou da 5ª à 8ª série na Escola Cônego Albino Juchem (CAJ) e concluiu o Ensino Médio no Colégio Bom Jesus Nossa Senhora Aparecida. É cirurgião-dentista formado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e pós-graduado em ortodontia, implantodontia e odontologia do trabalho. Neste momento, está iniciando os estudos relacionados à harmonização facial.


• Está na política “desde gurizão” e, além do MDB, partido ao qual está filiado atualmente, já fez parte do Democratas e do PDT. “Fui para o MDB em 2015, a convite do ex-presidente da Câmara, Zecão Melchior”, lembra. Em 2016, com 1.084 votos, se elegeu para o primeiro mandato. Agora, não reeleito, terá a oportunidade de seguir no Legislativo por ter ficado com a primeira suplência. “Vou seguir com a saúde e acessibilidade como prioridades”, diz.


Janete Brandão

• Janete Sandra Diehl Brandão tem 50 anos, é casada com Adriano Brandão, 53, e mãe de Everton Brandão, 27. “Tenho também a minha nora Adriana Kist, que considero como filha”, argumenta. Janete é filha de Adroaldo Diehl, 73, e Ilária Milita Diehl, que faleceu em 2020, aos 70 anos. Teve a primeira experiência nas urnas justamente na eleição do dia 15 de novembro do ano passado, quando obteve 187 votos e ficou com a segunda suplência do PSD.


• Natural de Cruzeiro do Sul, mora em Venâncio Aires há 20 anos, na localidade de Linha Herval, no 6º Distrito. “Casei em 1990 e me mudei para o lugar onde resido até hoje”, comenta. O Ensino Fundamental foi cumprido na Escola Miguel Macedo de Campos, em Linha Herval. O Ensino Médio foi concluído no Colégio Gaspar Silveira Martins. Atualmente trabalha como agricultora. Na família são quatro irmãos, um deles já falecido.


• É integrante da Comunidade Santa Luzia, de Linha Herval, onde já foi festeira e tesoureira. Faz parte também da diretoria da rede hídrica da comunidade. Janete afirma que, por muito tempo, o sogro a incentivou a fazer parte da política, “mas eu sempre tinha receio”. Desta vez, a convite de Nelsoir Battisti, decidiu colaborar com o fortalecimento do PSD e, também, para a eleição de Jarbas da Rosa (PDT). “Agora é hora de mostrar trabalho”, ressalta.


Ricardo Landim

• Ricardo Bergmann Landim tem 33 anos e é namorado de Verônica Vanessa Brandt, 31, com quem há 9 meses teve a pequena Heloísa Brandt Landim. É filho de Paulo Cesar Landim, 51, e da vice-prefeita eleita de Venâncio Aires, Izaura Bernardete Bergmann Landim, 53. A primeira experiência nas urnas foi na eleição de 2020, quando obteve 365 votos e ficou com a primeira suplência do PSL. Como o partido ficou com uma secretaria, ele será o representante no Legislativo.


• Na infância, frequentou a Escola de Educação Infantil Casa da Amizade do Hospital São Sebastião Mártir. Depois estudou nas escolas Odila Rosa Scherer e Cônego Albino Juchem (CAJ). É formado em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) – com uma passagem pela Faculdade Dom Alberto – e especializado na área tributária. “A educação, para mim, é tudo. Acompanhei os meus familiares vencerem na vida pela educação”, ressalta.


• Natural de Venâncio Aires, residente no Centro. Entrou para a política por influência da mãe e, antes de se filiar ao PSL, teve passagem pelo Solidariedade. “Nos bastidores eu estou desde cedo. Agora disputei a minha primeira eleição e vou ter oportunidade no Legislativo. Glória a Deus”, diz. Na Câmara, quer ser um porta-voz da comunidade, ouvindo as demandas e buscando soluções junto ao Poder Executivo. “Sei que vou trabalhar bastante”, conclui.


Créditos das fotos: Alvaro Pegoraro - Jornal Folha do Mate

Créditos dos textos: Carlos Dickow - Jornal Folha do Mate

Fonte: Jornal Folha do Mate

buscar