Notícias

Parada inteligente da XV de Novembro será transferida

04/02/2021 às 16h56min

O prefeito Jarbas da Rosa e a Secretária de Planejamento estiveram reunidos com proprietários das empresas de transporte público de Venâncio Aires e o departamento municipal de trânsito nesta quarta-feira. O encontro tratou sobre as paradas inteligentes instaladas no Município, definindo algumas mudanças e acabamentos necessários nas estruturas de cada uma. Também foi destaque na reunião, a mudança na localização da estrutura construída na rua XV de Novembro, entre a Osvaldo Aranha e Júlio de Castilhos.


Conforme a secretária de Planejamento, Ana Cláudia do Amaral Teixeira o setor buscou junto a setores da Prefeitura algum estudo técnico que embasasse a escolha dos pontos onde foram colocados cada uma das paradas. “De forma especial, buscamos alguma justificativa para a parada inteligente da rua XV de Novembro, já que nos parece visível que onde ela foi construída, prejudicará o trânsito. Essa percepção é reforçada por queixas que chegam dos próprios usuários de ônibus, de empresários das proximidades e foi fortalecida pelas empresas de transporte público, que nos disseram não terem sido consultadas sobre a localização de nenhum desses abrigos na cidade”, destaca Ana. 


Os trabalhos para mudança de local da parada, segundo a secretária de Planejamento, devem começar nos próximos dias, destacando que pelo contrato com a empresa HS Manutenção Empresarial que construiu as paradas, a base para a estrutura é construída pela Prefeitura. No total, são cinco paradas inteligentes, porém apenas a estrutura da rua Tiradentes, na praça matriz, está concluída a partir do que descreve o projeto inicial.


Das cinco paradas inteligentes projetadas pela gestão anterior (praça matriz, XV de Novembro, Rupertti Filho, Getúlio Vargas e General Osório), uma está concluída que é a construída na rua Tiradentes, na praça matriz e outras em fase de finalização. A construção das paradas foi motivo de polêmica na comunidade, especialmente pelo valor de R$ 92 mil de cada uma. 


A empresa HS – Manutenção Industrial é a responsável pelos trabalhos como forma de quitação dos incentivos industriais recebidos do Município ainda em 2012. Cada parada deve contar com ar-condicionado, cortinas de ar, iluminação, tomadas para carregar celular, internet sem fio, bancos nos dois lados, bebedouro, monitor e câmeras de videomonitoramento. A estrutura também tem acessibilidade para cadeirantes. 


Créditos das fotos: Lillian B. Henckes - AI PMVA

Créditos dos textos: Lillian B. Henckes - AI PMVA

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Venâncio Aires

buscar