Notícias
Venâncio começa 2021 com queda nos pedidos de seguro-desemprego
27/02/2021 às 09h08minApesar do número de pedidos de seguro-desemprego ter iniciado em alta no primeiro semestre do ano passado em Venâncio Aires, o primeiro mês do ano de 2021 já foi diferente. De acordo com os dados apresentados pela agência FGTAS/Sine da Capital do Chimarrão, em janeiro o número de solicitações, em relação ao mesmo período do ano anterior, teve um recuo de 58,9%.
Paralelo às incertezas provocadas pela pandemia do coronavírus, em 2020, os pedidos, no primeiro semestre, dispararam. Apenas em janeiro do ano passado, o seguro foi requerido por 202 pessoas, enquanto, no primeiro mês de 2021, a concessão do seguro-desemprego caiu para 119.
O ano de 2021 começou melhor. De acordo com o coordenador da agência FGTAS/Sine de Venâncio Aires, Cristiano Kaufmann, os dados refletem, em parte, a reabertura de atividades. O início da vacinação contra a Covid-19 também é um fato de análise. Mesmo que a imunização avance de forma lenta, existe esperança de tempos melhores.
Conforme Kaufmann, é observado que a maior parte das demissões ocorreu no início da pandemia. Depois o próprio mercado de trabalho se ajustou ao novo ritmo de operações impostas no Rio Grande do Sul, por conta da criação do modelo de distanciamento social controlado.
O ano de 2021 iniciou com o encerramento de programas de estímulo aos negócios, como o Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda – que autorizou a redução da jornada e de salários – e do próprio Auxilio Emergencial. Mesmo assim, existe uma confiança maior a médio prazo. Apesar da piora momentânea da pandemia no estado, a meta é que o ano encerre positivo. “Desde o início de 2021 são oferecidas, em média, 90 a 100 vagas de trabalho, todas as semanas, para serem intermediadas via Sine. Mas a grande expetativa é para o segundo semestre, quando a intenção é oferecer uma série de cursos de qualificação profissionais em Venâncio Aires”, adianta Kaufmann.
O coordenador reforça ainda que a agência oferece uma sala exclusiva para entrevistas de emprego. O espaço é constantemente usado por empresas de outros municípios que buscam mão de obra no município, como frigoríficos de Lajeado, tabacarias de Santa Cruz do Sul e fábrica de calçados, em Santa Clara do Sul. “Mesmo quando o trabalhador local atua fora da Capital do Chimarrão, é normalmente o comércio de Venâncio Aires o grande favorecido”.
O seguro
- O seguro-desemprego é um dos benefícios da Seguridade Social e tem a finalidade de garantir assistência financeira temporária ao trabalhador dispensado sem justa causa.
Créditos das fotos: Cristiano Wildner - Rádio Terra FM
Créditos dos textos: Cristiano Wildner - Rádio Terra FM
Fonte: Jornal Folha do Mate
buscar
Categorias