Notícias
Distanciamento nas escolas não é mais obrigatório
29/11/2021 às 09h43minDesde sábado, 20, estão valendo novos protocolos em relação à Covid-19, oficializados pelo Governo do Estado em publicação no Diário Oficial do dia 19. Entre as regras, é recomendação manter uma distância segura de no mínimo um metro (um braço estendido) em relação a outras pessoas que não fazem parte do convívio diário, porém, não é obrigação. O mesmo vale para estudantes de escolas publicas e privadas, que até então tinham de manter distanciamento de no mínimo um metro entre as classes.
Em Venâncio Aires, nas escolas municipais, conforme o secretário de Educação, Émerson Eloi Henrique, todas as escolas já atendem 100% dos alunos que retornaram de forma presencial, sem necessidade do revezamento de turmas. O distanciamento de um metro ainda é mantido, porém agora, com as novas orientações do Estado, haverá uma reunião com o Centro de Operações de Emergência (COE) local para análise e discussão das novas regras do distanciamento não obrigatório. Estão no modo remoto, ainda, somente aqueles alunos que, por comprovação médica, precisam permanecer neste formato.
Estado
Segundo o responsável pela 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Luiz Ricardo Pinho de Moura, todas as instituições de ensino do Estado seguem as condutas da portaria conjunta SES/SEDUC nº 05/2021 de 19 de novembro. E, no momento, ainda é mantido o distanciamento de pelo menos um metro em todas as escolas estaduais.
Das 93 escolas da rede estadual abrangidas pela 6ª CRE, oito ainda fazem sistema de revezamento, mas Moura explica que é um sistema diferente daquele em que as turmas eram divididas. “O revezamento só é usado nas situações que as salas não comportam todos os alunos com distanciamento, então aqueles que possuem bons equipamentos, boa conexão de internet e estão em um bom nível de aprendizado fazem as atividades de suas casas”, esclarece.
Escolas privadas
• Em Venâncio Aires, todas as escolas privadas já atendem 100% dos seus alunos de forma presencial.
• Conforme a diretoria do Colégio Bom Jesus, Inês Schwertner, na instituição o distanciamento de um metro ainda continua sendo cumprido, isso porque a escola tem espaço suficiente.
• No Colégio Gaspar, o mesmo acontece. Segundo a diretora, Alana Roos, o distanciamento sempre foi mantido, agora sendo de um metro.
• No Colégio Oliveira Castilhos, o diretor Jair Paulo Freitag afirma que, onde é possível, também está sendo mantido o distanciamento de um metro entre os alunos.
Créditos das fotos: Willian de Oliveira - Portal Guia Venâncio
Créditos dos textos: Luana Schweikart - Jornal Folha do Mate
Fonte: Jornal Folha do Mate
buscar
Categorias