Notícias
Mesmo com aumento de encaminhamentos, CIES consegue diminuir a lista de espera em 2021
05/01/2022 às 10h56minAtendendo alunos de escolas públicas de Venâncio Aires, o CIES – Centro Integrado de Educação e Saúde, teve um aumento de cerca de 30% nos encaminhamentos feitos pelas escolas aos serviços especializados do espaço. De acordo com um relatório apresentado pela equipe, foram 5.752 atendimentos prestados durante o ano de 2021 nas áreas de fonoaudiologia, psicologia, fisioterapia, orientação educacional, estimulação precoce, psicopedagogia, neurologia e psicopedagogia. “Mesmo com o aumento na demanda por atendimentos dos profissionais do Centro durante a pandemia, conseguimos no ano passado reduzir a lista de espera”, avalia o secretário municipal de Educação, Émerson Elói Henrique.
“O CIES de Venâncio Aires busca o atendimento integral de crianças e adolescentes com dificuldade ou déficit cognitivos, além de toda e qualquer situação que possa desencadear dificuldade escolar, desde problema de desenvolvimento, comportamentais e emocionais, oferecendo apoio interdisciplinar especializado”, destaca a coordenadora do Centro Integrado, Viviane Izolina de Oliveira. São oferecidas consultas, avaliação e terapia com a equipe multiprofissional do Centro. Entre as novidades que o CIES pode oferecer no ano passado, está a estimulação precoce para crianças de zero a três anos, com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor. Conforme a coordenadora, essa era uma demanda antiga e necessária, tendo em vista a importância das atividades de estimulação para o desenvolvimento das crianças. “Agradecemos o esforço da Administração para o alcance dessa meta, que sempre foi objetivo e sonho da nossa equipe”, destaca Viviane. Foram 1.381 atendimento nesta área no ano passado.
Entre os alunos de escolas públicas atendidas, incluindo bolsistas, também são pacientes do CIES, estudantes encaminhados pelo PIM – Primeira Infância Feliz e pela Secretaria Municipal da Saúde. Do total de crianças e adolescentes atendidos, 51,7% eram alunos de escolas municipais, 38,4% de escolas estaduais, 6,135 da secretaria da Saúde, 3,3% bolsistas e 0,47% do IFSul, Instituto Federal Sul-riograndense. Ainda sobre o total de atendimentos, 30,34% foram para o gênero feminino e 69,66% masculino. Já com relação a faixa etárias, o maior número de atendimento foi entre seis e nove anos (39,8%), seguido da faixa etária de zero a cinco anos (34,5%), de 10 a 15 anos (23,9%) e também com mais de 15 anos (1,8%).
O CIES foi criado em 2009, através de uma lei municipal e atualmente está instalado na rua Reinaldo Schmaedecke, 1154. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7 horas às 12 horas e das 13 horas às 19 horas.
Créditos das fotos: Divulgação - AI PMVA
Créditos dos textos: AI PMVA
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Venâncio Aires
buscar
Categorias