Notícias

Volnei Alves Corrêa é reconhecido pelo trabalho em defesa das nascentes do Castelhano.

10/08/2022 às 14h12min

A água doce é o elemento mais precioso que há na terra. Com ela mantemos nossa saúde, produzimos alimentos e conseguimos a permanência dos ecossistemas. Por tamanha importância em nossas vidas, a vereadora Sandra Wagner (PSB) decidiu homenagear, através de uma Moção de Aplauso, o professor Volnei Alves Corrêa, que vem realizando um excelente trabalho em defesa das nascentes do Arroio Castelhano. “É necessário destacar a importância do trabalho desenvolvido pelo Professor Volnei, que sensibilizou a Administração Municipal, e assim, foi criada a Lei 5.993/2017 que instituiu a Política Municipal do Pagamento por Serviços Ambientais”, lembrou Sandra.


A partir de um convênio firmado entre o Instituto Gaúcho de Sustentabilidade e a Prefeitura de Venâncio Aires, em 9 de maio de 2017, o professor Volnei Alves Corrêa passou a contribuir no projeto de recuperação das nascentes do Arroio Castelhano, fazendo inclusive o levantamento técnico das nascentes e colaborando no projeto de recuperação e manutenção das mesmas. De um total de 282 nascentes catalogadas, 25 já foram recuperadas e estão cumprindo sua função de preservação ambiental, abastecimento de água para o consumo humano e dos animais, e com o excedente, ajudando a manter vivo e abastecido o Arroio Castelhano, fundamental para a sobrevivência dos habitantes de Venâncio Aires.


Segundo a matéria, a recuperação das nascentes do Arroio Castelhano está sendo feita a muitas mãos. “É preciso destacar o trabalho da EMATER com seus profissionais técnicos, que desde o início, orientam a execução dos projetos; a Prefeitura, através da Secretaria do Meio Ambiente; o Rotary Chimarrão e o Rotary Venâncio Aires; a SICREDI; a Folha do Mate; a Câmara de Vereadores, através de Emendas Impositivas; a CTA Continental; e a mais recente parceira, CORSAN, que realizou os levantamentos necessários para efetivar o primeiro PSA -Pagamento por Serviços Ambientais,  no município, algo pioneiro e necessário, pois assim estaremos de fato valorizando aqueles agricultores que são os guardiões da nossa água”, destacou a vereadora.


A moção de aplauso foi votada e aprovada por unanimidade na sessão de segunda-feira, 8. Corrêa, acompanhado de familiares, acompanhou a sessão e teve a oportunidade de fazer uso da palavra. Momento que usou para agradecer. “Gostaria de esclarecer que meu trabalho foi muito mais de motivador, do que de executor. Eu tive a oportunidade de encontrar pessoas aqui, realmente preocupadas com o meio ambiente. Quando eu cheguei em Venâncio Aires, me informaram que existiam oito nascentes do Arroio Castelhano. Eu, como bom professor, achei que era impossível um arroio com 105 Km de extensão ter apenas oito nascentes. Foi então que pesquisei, me dediquei, e com nosso trabalho, passamos a 98 nascentes catalogadas. Quero destacar o importante trabalho de sensibilização feito pelo jornal Folha do Mate, pois cada vez que mostravam, através de reportagens, o trabalho em uma das nascentes, no dia seguinte aparecia mais alguém afirmando que na sua propriedade existia uma também. Assim, chegamos a um número atual de 283 nascentes a serem recuperadas”, explicou Corrêa.


Corrêa destacou ainda que no momento que o Executivo e o Legislativo foram sensibilizados, a comunidade também se sensibilizou. “Eu fico feliz de conseguir, com a minha voz, convencer algumas pessoas. Eu não recuperei, mas fui um agente que possibilitou este trabalho”, finalizou.


Volnei é professor aposentado da Escola de Administração da UFRGS. Possui Mestrado em Administração pela Syracuse Universty – EUA; Mestrado em Auditoria e Gestão Ambiental pela Universidade de Leon, em Madrid, na Espanha; além de ser Consultor de Empresas e ambientalista. Também foi presidente do Instituto de Sustentabilidade e Resiliência (ISR).


Nascentes:

Os lençóis freáticos ao serem formados pela chuva que o solo absorve, formam bacias, que aflorarem através das nascentes e abastecem córregos, arroios e rios.


Como as nascentes abastecem os mais diferentes tipos de cursos d’água, sua proteção torna-se essencial para melhorar a vazão de água disponível para consumo. Rios e, principalmente


Créditos das fotos: Divulgação - AI Câmara Municipal de Venâncio Aires

Créditos dos textos: Fernanda Bergmann - AI Câmara Municipal de Venâncio Aires

Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Venâncio Aires

buscar