Notícias
Aprovada criação do Conselho Municipal dos Povos Tradicionais de Matriz Africana – CPMA
07/06/2023 às 15h05min
O projeto é resultado de uma reivindicação apresentada pelo povo tradicional de raiz africana na 1ª Conferência dos Povos de Terreira em Venâncio Aires, realizada em 14 de fevereiro de 2023 e vai ao encontro dos interesses dos babalorixás, yalorixás e caciques. A ideia é desenvolver e aprofundar a etnia, os costumes, a religião e a cultura, além de desmistificar toda e qualquer forma de abuso.
Segundo a justificativa do projeto, enviado pelo Executivo, Venâncio Aires possui diversos templos religiosos de matriz africana e afro-umbandista. A intenção é criar um espaço que possa desenvolver políticas públicas, buscando a reparação civilizatória, a equidade e a eliminação da discriminação. Além disso, o conselho será um mecanismo de extrema importância também para coibir atos de intolerância religiosa e xenofobia.
A proposição foi aprovada por unanimidade na sessão desta segunda-feira, 5. O Secretário de Habitação e Desenvolvimento Social, Ricardo Bergmann Landim (União Brasil) e representantes de diversos templos religiosos de matriz africana acompanharam a votação.
Créditos das fotos: Assessoria de Comunição da Câmara Municipal de Vereadores de Venâncio Aires
Créditos dos textos: AC - CMVA
Fonte: AC - CMVA
buscar
Categorias