Notícias
Caminhada da Paz é retomada e faz homenagem a Brigada Militar
27/06/2023 às 08h28min
Um abraço simbólico ao quartel da Brigada Militar de Venâncio Aires, leitura e entrega de Carta de Agradecimento a capitão Michele Vargas, caminhada e reflexão sobre a paz, foram atividades que marcaram a retomada da Caminhada da Paz. Promovida pela União dos Estudantes de Venâncio Aires – Uesva, na manhã desta segunda-feira (26), a programação reuniu cerca de 650 pessoas, entre estudantes e professores de 19 escolas das redes públicas e particular do município. Além das comunidades escolares, autoridades municipais e regionais acompanharam o trajeto e reforçaram a importância da construção da paz.
A estudante Veronica Stefania Reyes Martinez, do 9º ano da escola estadual Crescer, imigrante Venezuela que está em Venâncio Aires desde 2021, foi encarregada da leitura da Carta de Agradecimento. No documento, representando todos os estudantes, foi manifestada a gratidão das comunidades escolares ao trabalho realizado pelos profissionais, especialmente diante dos últimos atentados a escolas no Brasil. Foram destacadas as rondas escolares e a disponibilidade de atendimento imediato as dúvidas da comunidade. Já a capitão Michele Vargas, enalteceu a importância dos estudantes na construção da paz, disse que a Brigada estará sempre trabalhando pela segurança estudantil. Em seguida, aconteceu um abraço simbólico à Brigada Militar, com os estudantes de mãos dadas em torno do prédio do quartel e logo depois teve início a caminhada que culminou em frente a Igreja Matriz São Sebastião Mártir.
“A Caminhada da Paz superou as nossas expectativas, pois reuniu centenas de estudantes e professores em uma manhã muito linda. Ela tomou uma dimensão estadual pelas autoridades presentes. Foi uma justa homenagem a nossa valiosa Brigada Militar”, destaca o professor André Henckes, assessor da Uesva. Conforme ele, a programação também marcou os 11 anos da criação da Lei da Cipave – Comissão Interna de Prevenção a Acidentes e a Violência Escolar.
Ao acompanhar toda a programação, o prefeito Jarbas da Rosa ao lado da vice-prefeita Izaura Landim e do secretário municipal de Educação, Emerson Elói Henrique, falou da importância que os estudantes têm como protagonistas da paz em suas escolas, famílias e comunidades. “É importante que vocês nos ajudem a levar essa voz. Não há mais espaço para violência. Vocês são a mola propulsora da paz, do respeito e da empatia”, destacou. O coordenador Luiz Ricardo de Moura, da 6ª Coordenadoria Regional de Educação, ressaltou o destaque que Venâncio Aires tem na região, na promoção da paz nas escolas, com atividades como a Caminhada pela Paz, que são promovidas pelos próprios estudantes, com apoio da Prefeitura e entidades parceiras. Já a professora Salete Kirst, que representou a Secretaria Estadual de Educação, lembrou que os estudantes precisam ser ouvidos porque representam autoridades em suas escolas, conhecem as necessidades e a realidades dos seus espaços e de suas comunidades. Já o juiz Marcelo Cabral, representando o Tribunal de Justiça do estado, ressaltou a importância das Cipaves pelo trabalho que realizam nas escolas e que reflete nas comunidades. Ouve ainda o Toque de Silêncio feito pelo professor Paulo Schonarth, em homenagem as vítimas dos ataques nas escolas. Para encerrar a programação, o padre Roque Hammes conduziu uma oração de bênção junto aos estudantes e todos foram convidados a abraçarem os colegas.
Créditos das fotos: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Venâncio Aires
Créditos dos textos: AI - PMVA
Fonte: AI - PMVA
buscar
Categorias