Notícias
Audiência Pública aborda desafios na Segurança Pública e Brigada Militar recebe armas de energia conduzidas
10/08/2023 às 20h37minA Câmara de Vereadores de Venâncio Aires foi palco, na noite de ontem, 09, de uma audiência pública voltada à discussão sobre segurança pública. O evento reuniu autoridades da área de segurança, representantes do executivo, legisladores e membros da comunidade, buscando fomentar um diálogo aberto e propositivo.
A ocasião se configurou como uma oportunidade de debate, explanação de ideias e formulação de sugestões, todas voltadas à melhoria do cenário da segurança pública no município. O encontro também proporcionou a apresentação detalhada dos índices de criminalidade da região.
Lúcio Farias, representante da comunidade e presidente da Associação de Pequenas e Microempresas de Venâncio Aires (ASPEVA), destacou que a percepção geral é de que são poucas as medidas eficazes em vigor. “A sensação é que as pessoas estão totalmente desamparadas. A pessoa é roubada e nada é feito”, afirmou. Para Farias, a audiência representa um marco fundamental para a busca de resultados concretos por meio da implementação de novas estratégias. Ele enfatizou a importância da união de empresários, especialmente microempresários, para impulsionar iniciativas conjuntas, já que eles desempenham um papel significativo na geração de empregos local e nacional.
O prefeito Jarbas da Rosa enfatizou a sinergia entre a prefeitura e diversas forças de segurança, incluindo a Polícia Civil, o judiciário e a Brigada Militar. Ele destacou que a abordagem da segurança pública também é integrada com programas de saúde e educação. Contudo, Jarbas salientou que o financiamento adequado é uma peça-chave para a efetivação das ações. “A responsabilidade não recai apenas sobre a prefeitura, mas envolve também a Câmara de Vereadores, a comunidade e as esferas de segurança pública e os governos estadual e federal”, ressaltou. Ainda se pronunciou sobre a importância da audiência, das medidas de segurança e dos números dos indicadores de criminalidade, que muitas vezes são desconhecidos.
A Capitã Michele Vargas compartilhou uma preocupação recorrente: a dificuldade em proporcionar respostas satisfatórias à comunidade, especialmente no que tange às punições. Ela observou que, muitas vezes, suspeitos são detidos, mas liberados aguardando julgamento, o que acaba gerando frustração.
A audiência abordou sete indicadores criminais do estado, abrangendo desde homicídio doloso até furto de veículos e abigeato. Através do registro de Boletins de Ocorrência, é possível mapear as áreas mais afetadas pelos delitos, permitindo um planejamento mais eficaz do policiamento. O público foi lembrado de que o B.O. pode ser registrado presencialmente na delegacia, online ou solicitando a presença da Brigada Militar no local.
A Capitã também enfatizou a importância das denúncias da comunidade, disponibilizando um canal direto por meio do telefone WhatsApp (51) 9 9841-9490, incluindo a opção de compartilhar fotos e vídeos para facilitar a compreensão das situações relatadas e o acompanhamento das mesmas.
Reforço na segurança
Na manhã de hoje, 10, a Brigada Militar de Venâncio Aires recebeu novos materiais, a partir das ações iniciais debatidas na audiência, com o objetivo de promover mais segurança no município. O Tenente Altermann expressa a importância do equipamento entregue para o município, que são armas de energia conduzidas, as Spark da empresa Condor. As 12 pistolas foram entregues por meio de uma doação da Prefeitura Municipal de Venâncio Aires e somarão às demais medidas de segurança previstas. “Esse equipamento vai somar aos demais que temos, possibilitando que 100% do nosso efetivo que sair na rua terá à disposição uma arma menos letal, em que é possível imobilizar a pessoa, como em um surto psicótico ou situação de embriaguez agressivas sem a necessidade de contato físico”.
Créditos das fotos: Willian de Oliveira - Portal Guia Venâncio
Créditos dos textos: Larissa Parkert - Portal Guia Venâncio
Fonte: Portal Guia Venâncio
buscar
Categorias