Notícias
Central de vagas organiza lista de espera e diminui demanda na Educação Infantil de Venâncio
01/02/2020 às 11h14minO retorno das atividades nas Escolas Municipais de Educação Infantil será na próxima segunda-feira, 3, quando os servidores realizarão atividades internas. Na terça-feira, 4, os profissionais dos educandários participam de um encontro de início de ano letivo, no Auditório do Colégio Oliveira Castilhos, a partir das 8h30. Já na terça-feira, 5, iniciam as acolhidas das crianças. As turmas novas, principalmente do Nível 1A, serão recepcionadas gradativamente, por conta do processo de adaptação e serão chamadas aos poucos. As EMEIS funcionam das 6h30 às 18h30 e contam com equipe diretiva, professores, monitores, atendentes e agentes escolares, além de acompanhamento de nutricionista da Secretaria da Educação.
O início do ano geralmente é o período de efetivação das matrículas e ajustes. Mas as inscrições que antes poderiam ser feitas apenas em um determinado período do ano, agora podem ser feitas durante todo o ano diretamente na Secretaria Municipal de Educação, nas segundas, terças, quintas e sextas-feiras, das 7h30 às 16h30. Este método tem proporcionado uma melhor organização da lista de espera.
Documentos necessários
Para buscar uma vaga, os pais ou responsáveis precisam ir a Secretaria Municipal de Educação onde se inscrevem na Central de Vagas. Munidos de documentos e xerox (comprovante de renda, de residência, RGs e CPFs dos pais, certidão de nascimento, caderneta de vacinação e cartão do SUS da criança e documentos dos irmãos e demais da residência). A documentação passa por análise de uma comissão composta por servidores de vários setores da Administração, como das Secretarias de Desenvolvimento Social e Educação. Estando a documentação de acordo com as exigências, entra para fila de espera, que é pública e está disponível no site da Prefeitura, o que torna possível o acompanhamento, por parte dos pais.
Separados por níveis
Os casos com ordem judicial e de vulnerabilidade social são atendidos com maior urgência, por obrigação do Município. Com a criação da Central de Vagas, em 2017, reorganizou-se o sistema da lista de espera, que deixou de ser uma lista única e passou a ser dividida por níveis. Ou seja, as inscrições são divididas pelas idades das crianças: Nível 1A (de 4 meses a 18 meses), Nível 1B (berçário), Nível 2 e Nível 3. Já os alunos da Pré-Escola (crianças de quatro a seis anos) que não conseguem vagas em EMEIS são encaminhados para escolas de Ensino Fundamental.
Outra mudança proporcionada pela Central de Vagas é quanto ao zoneamento, que não é mais regra para determinar quem será beneficiado com a vaga. “Abriu uma vaga em qualquer Escola, imediatamente o primeiro da lista de espera é contatado, independente do local onde reside, se é distante ou não da EMEI. É ele então que vai decidir se vai querer a vaga ou não. Mas ao assinar a desistência ele sai da fila e pode se reinscrever, mas vai para o fim da fila, com isso se torna o processo mais justo e limpo”, explica a Coordenadora da Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação, Claura Stecker.
Diminuição da demanda
Atualmente, a maior demanda é do Nível 1B e Nível 2, com 151 inscritos na lista de espera. Há cerca de dois anos, esta lista contava com mais de 380 crianças. Os demais níveis estão zerados. Para dar conta da demanda, o Município paga atualmente 55 vagas em Escolas Infantis particulares. Além disso, para 2020 foram abertas, no Nível 1B, mais 18 vagas no Casva e 18 na EMEI Aloisius Paulino Algayer e também foi firmado um termo de cessão de uso de uma sala da Escola Crescer para mais 18 crianças de quatro a cinco anos.
Créditos das fotos: Vanessa Behling
Créditos dos textos: Vanessa Behling
Fonte: AI PMVA
buscar
Categorias