GUIA TELEFÔNICO
Comunidade Nossa Senhora Aparecida Tangerinas
Endereço: Interior de Venâncio Aires
Linha: Linha Tangerinas
Distrito: Linha Arlindo - 7º Distrito
Telefone: (51) 3983-1080
A Comunidade Nossa Senhora Aparecida de Linha Tangerinas foi fundada em 1950. O Sr. João Xavier iniciou um trabalha comunitário junto a Escola Estadual com devoção dominical. Mais tarde construíram uma capela de madeira, tendo por Padroeira a Nossa Senhora Aparecida. A imagem foi doada pela Srª Adelaide Stein. O primeiro padre a rezar missa foi José Eidt, com celebrações mensais; continuando com as devoções dominicais. A atual capela foi construída em mutirão. A Srª Gabriela Fürst doou o terreno. A inauguração foi em 06 de outubro de 1984. O padrinho da pedra fundamental foi o Sr. Fernando Treib e a madrinha a Srª Leni Stein. Muitas outras pessoas já falecidas ajudaram bastante e outras vivas continuam ajudando até hoje.
Atualmente estão com umas pastorais desativadas, mas sempre procuram pessoas jovens para se integrarem nos serviços da comunidade. Depois da igreja foi construído o ao lado o Ginásio de Esportes.
No dia 12 de Outubro, todos os anos, celebram o dia da Padroeira com procissão missa e galinhada de confraternização; é jantar comunitário, sem visar lucro. Este costume atual iniciou com o Kerb. Durante o dia recolhiam as doações e à noite faziam a galinhada. Atualmente a festa é muito concorrida por devotos da padroeira. A festa anual é sempre no segundo domingo de março.
Outros grupos organizados na comunidade: Clube de Mães, Sociedade de Damas e Cavalheiros, Esporte Clube Tangerinas e Grupo da Terceira Idade.
A comunidade tem algumas dificuldades, mas, por outro lado, tem muitas coisas boas que sempre são motivo de continuar a caminhada. A comunidade existe devido a luta dos antepassados e as famílias atuais se sentem responsáveis para continuar animados.
Uma pessoa que merece destaque é a Vó (Chinoquinha) Erlisala da Silva, que cuidava da igreja com vocação. Outras pessoas que ajudaram na construção: João dos Santos Xavier, Fernando Treib, Ersila da Siva, João R. da Silva e suas famílias; Lourenço Kolberg, Bruno Stein e Paulo Teixeira e suas famílias.