GUIA TELEFÔNICO
Grupo Escoteiro Arés / 193 - RS
Endereço: Avenida Imperatriz Dona Leopoldina, 2294 (Anexo ao Parque Municipal do Chimarrão - Poliesportivo)
Bairro: Leopoldina
Distrito: Sede - 1º Distrito
Telefone: (51) 9.9802-6983
Última atualização: 24/10/2019
Horário de atendimento: Sábados - 13:30 às 16:30
Origem do nome do grupo:
Em 1960, quando o movimento começou a ser implantado em Venâncio Aires, o nome inicialmente escolhido foi “Xavantes”, mas não foi aceito pela região porque já existia outro grupo de escoteiros com este nome. Sendo assim, foi escolhido o nome “Arés”, que faz referência a uma tribo indígena que habitava as margens do rio Iraí, próximo à Curitiba, Paraná.
Em 1967 o Grupo Escoteiros Arés recebeu o numeral 8 e assim permaneceu até 1975, quando ocorreu sua desativação. A refundação do Arés se deu em 22 de junho de 1991, quando retornou com suas atividades possuindo o numeral 193.
Lenço:
Azul – representando o céu, teto adotado pelos escoteiros durante acampamentos;
Pregado nas bordas encontram-se dois viézeis:
Verde – representando a principal cultura do nosso município, o chimarrão;
Vermelho – representando o amor fraternal que deve existir entre todo escoteiro.
E no centro a flor-de-lís em verde.
O estatuto do Grupo de Escoteiros Arés define que:
“O Grupo de Escoteiros Arés é uma associação de pais onde os filhos são beneficiados. Para usufruir dos benefícios, o associado deve estar em dia com suas responsabilidades financeiras e sociais.”
Movimento Escoteiro
O Movimento Escoteiro foi fundado por Lord Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907. É um movimento mundial, educacional, voluntário, apartidário e sem fins lucrativos. A sua proposta é o desenvolvimento do jovem por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na Promessa e na Lei escoteira e, através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazer com que o jovem assuma seu próprio crescimento, tornando-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.
Nome | Movimento Escoteiro |
País | Mundial |
Sede | Genebra, Suíça |
Data de Fundação | 1907 |
Local de Fundação | Inglaterra |
Fundador | Robert Baden-Powell |
Membros | 28 milhões de associados |
O que é escotismo?
É um movimento educacional para jovens organizado por adultos voluntários sem vínculos governamentais ou político-partidários. Viza valorizar a participação de pessoas de todas as origens sociais, raciais e religiosas, bem como o Propósito, Princípios e Métodos Escoteiros.
Propósito:
“O propósito do Movimento Escoteiro é contribuir para que jovens assumam o seu próprio desenvolvimento, especialmente do caráter, ajudando-os a realizar suas plenas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais. De modo a tornarem-se cidadãos responsáveis, participantes e úteis em suas comunidades, conforme definido no Projeto Educativo da União dos Escoteiros do Brasil”.
– Caráter
– Físico
– Intelectual
– Social
– Afetivo
– Espiritual
Princípios:
Os princípios do Escotismo são definidos na Promessa Escoteira, base moral que se ajusta aos progressivos graus de maturidade do indivíduo:
- A) Dever para com Deus – adesão à princípios espirituais e vivência ou busca da religião que os expresse, respeitando as demais;
- B) Dever para com a Pátria – lealdade ao nosso País, em harmonia com a promoção da paz, compreensão ecooperação local, nacional e internacional, exercitadas pela Fraternidade Escoteira;
- C) Dever para com o Próximo – respeito e solidariedade ao próximo, participação ativa no desenvolvimento da comunidade e valorização do equilíbrio da Natureza.