Notícias

Venâncio Aires recebe residentes de Atenção Básica em Saúde Coletiva

12/03/2020 às 14h49min

Na manhã desta quarta-feira, 11, foi realizado o acolhimento das novas residentes do Programa de Residência Integrada em Saúde (RIS) da Escola de Saúde Pública (ESP/RS), que irão trabalhar na área em Venâncio Aires. Após passarem por processo seletivo para ingresso no Programa, modalidade multiprofissional, destinado à seleção de graduados para as vagas de acesso direto (R1), as cinco mulheres, juntamente com as outras seis (R2), realizarão o trabalho em Atenção Básica em Saúde Coletiva – Aperfeiçoamento Especializado.


Venâncio Aires é um Municípios que mantém acordo de cooperação técnica com a ESP/RS, sendo, portanto, uma cidade de profissionalização da Rede Intersetorial de Saúde. Assim como Venâncio, Porto Alegre, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, Farroupilha e São Lourenço também fazer parte da Rede.


Para o Município, vieram profissionais graduados em Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Serviço Social, que atenderão em Unidades Básicas de Saúde. As profissionais se deslocaram de várias cidades como Santa Cruz do Sul, Caxias do Sul, Pelotas, Encruzilhada do Sul, São Sepé e até mesmo de Curitiba, do estado do Paraná.


As residentes do R1, atuarão nas ESFs Coronel Brito e Santa Tecla. Já as R2, em serviços especializados, como Centro materno Infantil, Secretaria de Saúde, 13º Coordenadoria de Saúde e Centro de Atendimento Psicosocial (CAPS).


O Programa da RIS conta com as modalidades de residências médicas e multiprofissional em saúde e busca a integração entre trabalho e educação e das diferentes profissões que atuam nas equipes de saúde. A residência multiprofissional tem ênfases na atenção básica, saúde coletiva, saúde mental, dermatologia sanitária e vigilância em saúde. “Quero dar as boas vindas, ressaltar para que as profissionais aproveitem as oportunidades. Trazendo humanidade cada vez mais ao SUS. Apesar de em nove meses o município de Venâncio Aires não receber nenhum recurso do Governo, temos atendimentos, como na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), por exemplo, que atendem muito bem”, destaca o Secretário da Saúde, Ramon Schwengber. “Não é fácil trabalhar em saúde, mas ao mesmo tempo, é gratificante”, conclui.


Após a acolhida das residentes, foi realizado os esclarecimentos das dúvidas e por fim, visitas nas Unidades Básicas de Saúde.


Créditos das fotos: Leandro Osório

Créditos dos textos: Camila Sehn

Fonte: AI PMVA

buscar