Notícias

Biblioteca Municipal fecha para serviços de dedetização e manutenções

12/03/2020 às 14h51min

A Biblioteca Municipal Caá Yari passará por um processo de dedetização, descupinização e reformas no assoalho (lixação e aplicação de laca) entre os dias 23 de março e 12 de abril. Para que esses serviços sejam realizados o local estará fechado e o atendimento deve retornar normalmente a partir do dia 13 de abril.


Para que o trabalho seja realizado será preciso, pela primeira vez, retirar todos os mais de 20 mil títulos das estantes para que o processo de descupinização tenha a sua aplicação total. Outro ponto que terá atenção é o assoalho que receberá preenchimento nas falhas, lixação e aplicação de laca. O ambiente passará também por uma dedetização geral.


De acordo com a Coordenadora Técnica da Biblioteca, Rosaria Costa, é um trabalho complexo e extenso, mas de muita importância para a manutenção de nosso espaço. “Toda essa movimentação de retirada e reorganização dos livros necessita deste tempo”.


Modernização

A partir do dia 13 de abril, a Biblioteca passa a ter um sistema informatizado com a identificação dos títulos por código de barras nos livros. A atualização da base de dados será implantada gradativamente para que esteja concluído até o final de ano.


O BibLivre é um software livre distribuído já a alguns anos pelo Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas para informatização, principalmente das áreas públicas, as quais não dispõe de recursos financeiros para pagar mensalidades. Segunda Rosaria, ele já está instalado, os livros já estão cadastrados nele, assim como os sócios ativos. Para efetivar empréstimo eletrônico, por exemplo, faltava a impressora de código de barras e o leitor. Os equipamentos necessários foram adquiridos este mês e assim que forem devidamente instalados passarei a realizar a impressão e colocação das etiquetas com código de barras em todo o acervo de empréstimo. Após serão impressas as etiquetas do código de barras de cada leitor, para só então o empréstimo informatizado ser liberado, bem como, o acesso virtual dos sócios ao catálogo para consultas e reservas”, explica.


Créditos das fotos: Arquivo AI PMVA

Créditos dos textos: Leandro Osório

Fonte: AI PMVA

buscar