Notícias
Cadeia Produtiva do Tabaco: Tecnologia 4G pauta encontro de Wickert com SindiTabaco
12/03/2020 às 15h00minVenâncio Aires protagoniza um novo capítulo na história de busca por melhorias na cadeia produtiva do tabaco. Segundo maior produtor do Brasil, o Município lidera um movimento que busca a implantação da tecnologia 4G para toda a zona rural. No início deste mês, o Prefeito Giovane Wickert esteve na empresa TIM em Porto Alegre para debater a pauta e agora busca junto as empresas do setor um estudo de viabilidade de união para a implantação de antenas que possibilite que todas as localidades do interior de Venâncio Aires sejam contempladas com rede de internet.
O assunto é pauta da reunião que o Prefeito, juntamente com o Secretário de Desenvolvimento Econômico Cláudio Soares, terá amanhã, 13, em Santa Cruz do Sul com o Presidente do Sindicato da Indústria do Fumo (Sinditabaco), Iro Schünk. A proposta já foi bem aceita por empresários da Souza Cruz, onde os Gestores da Capital do Chimarrão estiveram na semana passada. Conforme Wickert, a sugestão é de uma parceria para a implantação do sistema que contemple os produtores de tabaco e possibilite que as empresas consigam rastrear o fumo desde a lavoura até a porta da indústria. “Inovar nos processos da produção e possibilitar que os nossos agricultores tenham acesso à tecnologia da internet é muito mais do que segurança para as empresas. É a inclusão dos nossos produtores na era digital e abre para eles um leque de oportunidades para aprendizagem, para a informação e para a comunicação. Vamos tirar muitos do isolamento tecnológico que vivem e oportunizar um novo momento para que também possamos estimular que os jovens permaneçam no campo e mantenham a tradição das culturas e da agricultura, importante e fundamental braço da economia”, avaliou o Prefeito.
Caso o projeto seja aceito, Venâncio Aires poderá ser a primeira cidade do País com 100% de cobertura 4G no campo. “Estamos trabalhando pela nossa comunidade do interior e pelos empresários de forma conjunta, se formos exitosos seremos os primeiros do país e vamos ser case para que demais Municípios trabalhem com a gestão pública próxima do cidadão e do empresário em busca de desenvolvimento para todos”.
TABACO
A pauta do Tabaco é uma constante na agenda do Gestor Venâncio-airense. Wickert é membro da Associação dos Municípios Produtores de Tabaco (AMPROTABACO) onde exerce o cargo de tesoureiro, além disso, tem um projeto internacionalizar a entidade, ampliando as parcerias com Municípios produtores dos demais países. Desde o ano passado, ele é o representante dos Prefeitos na Câmara Setorial do Tabaco no Governo Federal e participa ativamente das discussões com a Anvisa e com o Poder Público Federal sobre a defesa da produção do tabaco no Brasil e no mundo.
Na última segunda-feira, Wickert acompanhou o Governador do Estado, Eduardo Leite, na visita técnica na fábrica da Philip Morris Brasil em Santa Cruz do Sul. Os Gestores visitaram os processos primários e secundários da produção e depois de um encontro com um grupo de funcionários da empresa onde o tema da conversa foi sobre as perspectivas para o setor.
O Rio Grande do Sul é responsável por 85% da produção nacional do tabaco no Brasil que é há mais de 20 anos o maior exportador do mundo.
A Phillip Morris Brasil é a segunda maior empresa do país e trabalha nos últimos anos com estudos de desenvolvimento e comercialização de produtos alternativos de baixo risco para adultos fumantes.
Créditos das fotos: Adriene Antunes
Créditos dos textos: Adriene Antunes
Fonte: AI PMVA
buscar
Categorias