GUIA TELEFÔNICO
Comunidade Nossa Senhora das Graças
Endereço: Interior de Venâncio Aires
Linha: Linha Ponte Queimada
Distrito: Sede - 1º Distrito
Telefone: (51) 3741-1501
Nos anos 60 havia muitas famílias de agricultores que possuíam muita religiosidade, sentido a necessidade de um local para celebrações e missas. Tendo combinado com a Paróquia e a Escola Estadual João Pádua da Rosa, decidiram realizar as missas na Escola. Os professores e alunos colaboravam com parte da liturgia e cantos. Lá nasciam as primeiras sementes da Comunidade.
A primeira turma da Eucaristia foi celebrada em 20 de Dezembro de 1972, ainda na própria escola, pelo Pe. Irno Graeff. As catequistas foram Maria Helena Selbach e Valéria Regina Haas.
Com o apoio de todas as famílias da Comunidade, que era formada por pessoas carentes, foi doada a madeira, tijolos, cimento e mão de obra. Mas só foi possível a concretização do pavilhão comunitário com a ajuda da construtora Castilhos. O terreno foi doado pelo sócio fundador René Castro Selbach, bem como a escolha da padroeira, pois ele era devoto de Nossa Senhora das Graças. A imagem de Nossa Senhora foi doada da antiga Casas Geller.
No ano de 1972, aconteceu a inauguração com uma grande festa e com a santa missa, onde ficaram padrinhos da imagem o Sr. Jarí Porto e sua esposa Zilá Porto.
Os primeiros sócios fundadores foram: Pedro Ilha dos Reis, Alcides Bech, Isidio Silveira, Abílio Marcínio, Arlindo Kreling, Francisco Bach Dornelles, José Bösing, Ageu Hass, Arlindo Riedel, João Brito, Balduíno Steffens, José Riedel, Almiro Sausen, Danilo Shuller e muitos outros. A primeira Diretoria era composta pelo Presidente: René Castro Selbach, Tesoureiros Isídio Silveira, José Bösing e Alcides Bech.
O primeiro ministro foi o Sr. Alcides Bech, o qual exerceu seu ministério durante anos. Ainda tiveram a ministra Célia Fritzen e a atual ministra Fátima de Lima. A primeira cerimônia de Casamento religioso foi dos noivos Roseli Rolf e José Maggioni.
A fundação da comunidade abrangia pessoas de várias localidades: Linha Estrela, Linha Cerro dos Bois, Linha Coronel Brito. Portanto, esta Comunidade foi Comunidade-Mãe, onde se originou as atuais comunidades próximas. Atualmente a Comunidade tem 70 Sócios.
A primeira capelinha foi doada pelo Sr. Alcides Bech, mas por estar em mal estado de conservação foi preciso comprar uma nova. Foi adquirida através do dinheiro arrecadado de uma rifa, organizada pelo Sr. Alcides Bech e a professora Sônia Haas. Assim foram compradas duas imagens. Atualmente a Comunidade conta com cinco capelinhas.
Nesse mais de 40 anos de Comunidade, conquistaram muitas coisas: A Associação de Damas e Cavalheiros, Grupos de Liturgia, catequese de comunhão e crisma, ministros… Já tiveram a honra de levar pela primeira vez o santo padroeiro São Sebastião Mártir para a Igreja Matriz, em 2007.