GUIA TELEFÔNICO
Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes
Endereço: Interior de Venâncio Aires
Linha: Linha 17 de Junho
Distrito: Santa Emília - 4º Distrito
Telefone: (51) 3741-1501
No mês de Fevereiro celebramos a festa de Nossa Senhora dos Navegantes. A paróquia tem a Comunidade 17 de Junho com esta Padroeira.
No começo as Comunidades São Judas Tadeu de Grão Pará e Linha Lenz eram uma só. Na separação a divisa passou nas terras dos Fischer. Logo fizeram uma escola paroquial, mantida pelas próprias famílias da Comunidade. O primeiro professor, em 1912, foi Jocham Michels. Atualmente a escola se chama Léo João Frolich, tem cem alunos, 15 professores e três serventes.
O espírito religioso de nossos antepassados era sagrado. Vida de fé e dedicação à causa de Deus. As orações antes e após das refeições da manhã, do meio-dia e da noite nunca eram esquecidas.
Aos domingos a Linha Lenz, apresentava um grande movimento de fiéis indo à pé, A cavalo, à carroça, de diligência ou aranha, numa distância de05 a10 Km, todos se dirigindo na matriz São Sebastião, para a Santa Missa Dominical.
Nossos imigrantes tinham como lema: “Para Deus e as crianças, o melhor”. Foi partindo deste ideal, que Cônego Albino Juchen, sugeriu aos moradores que escolhessem um padroeiro para a localidade. Maria Rohde, muito devota de Nossa Senhora dos Navegantes, considerava que todos navegam pelos mares da vida. Ofereceu-se para comprar a imagem e os paramentos da capela, se a Santa fosse aceita.
Nossa Senhora dos Navegantes originou-se no século XV, na Europa e Portugal. Aqueles que viajavam pediam proteção à Nossa Senhora dos Navegantes para retornarem são e salvos. Era conhecida também como Nossa Senhora da Esperança ou também, da Boa Viagem. Também protege dos inimigos e das tempestades.
O senhor Léo Hickmann, residente na cidade naquele tempo, doou as terras para edificar a capela; a mesma, também servia como escola. Foi erguida, na década de 40, com a ajuda de todos os moradores desta pacata localidade, com doações e serviços de pedreiro e servente para edificação da mesma.
Atualmente tem 144 famílias associadas. Tem grupos de novena; cinco capelinhas; ministros e catequistas, zeladora da igreja e diretoria. Além disso, tem sede de futebol, grupo de danças Dieschalben, grupo de terceira idade, diretoria de homens e de mulheres, clube de mães. Todos os domingos têm Celebração da Palavra na Capela.