GUIA TELEFÔNICO
Comunidade Santa Bárbara
Endereço: Interior de Venâncio Aires
Linha: Linha Coronel Brito
Distrito: Sede - 1º Distrito
Telefone: (51) 3741-1501
Última atualização: 25/10/2019
A Comunidade Santa Bárbara, de Coronel Brito, começou nos anos setenta. Inicialmente como Núcleo. Aas Irmãs Adolfina, Delvina e o Sr°. Olivar dos Santos rezavam o terço na casa de Bertolina dos Santos. A Srª Leonida Fagundes sugeriu que fosse escolhido um Santo para a Comunidade. Como fez uma promessa à Santa Bárbara de doar uma imagem da Santa, passaram a chamar a Comunidade por este nome. Em seguida começaram rezar missas na Escola Santos Dumont de Linha Coronel Brito e o terço nas casas dos fiéis.
O grande impulso da comunidade foram as Santas Missões Populares de 1984, realizadas no galpão de Tony da Silva Santos onde foi decidido construir uma sede para a Comunidade.
No dia 11 de junho de 1985 houve uma reunião para decidir a construção da nova sede. Paulo Bernardi e Tony da Silva Santos fizeram ofertas de áreas de terra para sede. A comunidade decidiu pela área de terra do Sr° Tony da Silva Santos. Participaram da reunião: Tony da Silva Santos, Egídio Fernandes, Elor Reuter, Altemir Luis Oestreich, Ornélio Fagundes, Ercília Freder, Ornélio Silveira, Ilson Fagundes, João da Silva Santos, Claiton José Oestreich.
O primeiro Presidente foi o seu Tony da Silva Santos, em 1985; depois teve treze eleições. O sistema de eleição da Comunidade é escolher por voto o presidente e depois este escolhe os demais membros da Diretoria.
Acontecimentos marcantes:
No dia dois de outubro de 1988 o clube de mães realizou uma festinha com rifa e à tardinha veio a falecer em sua casa, após ter trabalhando todo o tempo na festa, o primeiro tesoureiro Sr° Lorivaldo M. Fagundes.
Em fevereiro de 1994, um forte vendaval, destruiu parcialmente a sede da Comunidade. O fato admirável foi o local onde se encontrava a Santa Bárbara ficou intacto. Com a colaboração da Paróquia e da Prefeitura a sede foi reconstruída ainda mais bonita. Em 1998 foram realizadas novamente as Santas Missões Populares, com a participação dos missionários Padres e Leigos.
Na comunidade há integração entre a Sociedade de Damas e Cavalheiros, com a Paróquia, a Prefeitura, os Agentes de Saúde e Empresas Fumageiras. As missas são mensais. Existe catequese coordenada pelas Catequistas da Comunidade.