GUIA TELEFÔNICO
Comunidade São Francisco Xavier
Endereço: Rua Cândido de Moura
Bairro: São Francisco Xavier
Distrito: Sede - 1º Distrito
Última atualização: 26/10/2019
No ano de 1978, um grupo de famílias, moradoras do bairro, começaram a se reunir e faziam novenas de Páscoa e Natal, também encontros de oração. Depois de quatro anos, viu-se a necessidade de realização de missas, para unir mais o grupo e a comunidade. Em agosto de 1983, convocou-se uma reunião de moradores, com a presença do Vigário da Paróquia, ocasião em que foi escolhido o nome do Padroeiro, São Francisco Xavier. A escolha se deu, por ser este um Santo que ajudou muito os pobres e por causa da família Xavier, que por determinado período emprestou o salão para a realização de eventos da comunidade.
Em 1986 a Comunidade sentiu a necessidade de adquirir um terreno, devido o grande aumento de moradores e das pastorais. Em abril do mesmo ano foi escolhida uma diretoria e a partir desta, realizaram-se várias assembléias e foi decidido comprar este terreno, pagos com muito esforço e trabalho. A partir de novembro de 1986, as missas eram realizadas no terreno da comunidade em pequena barraca, e em dias de chuva nas casas das famílias da comunidade.
Em janeiro de 1987 a Comunidade foi constituída, ou seja, o terreno foi registrado na Mitra Diocesana de Santa Cruz do Sul, na Paróquia São Sebastião Mártir, como Comunidade Católica São Francisco Xavier. A partir desta, iniciaram os planejamentos para a construção de um Centro Comunitário. Para a construção, foram realizados mutirões, campanhas, livro ouro, campanha do tijolo, dinheiro e demais, também foi feita a campanha de cadeiras. Houve ainda ajuda da Prefeitura Municipal e do Bispado. Várias promoções foram realizadas, entre festas e ações entre amigos. A partir de 1990 iniciaram campanhas e eventos para aquisição do material de cozinha como: pratos, bacias, copos, talheres e panelões.
De todo o trabalho realizado, muitas pessoas da comunidade se destacaram, ressaltamos o apoio e incentivo da Irmã Adolfina e do Padre Antônio Bremm que também celebrou a primeira missa.
Hoje somos uma comunidade com mais de 200 famílias associadas, e quase todas as pastorais em andamento. No primeiro domingo de cada mês tem missa e no segundo terço, no terceiro Celebração da Palavra ou Terço e no quarto domingo do mês, o Terço das Capelinhas.