GUIA TELEFÔNICO
Comunidade São José dos Operários
Endereço: Rua Conde D'eu
Bairro: Cruzeiro
Distrito: Sede - 1º Distrito
Telefone: (51) 3741-1501
Última atualização: 26/10/2019
As primeiras missas foram celebradas no ano de 1982, com o pároco Antonio Bremm. O primeiro Grupo de Família (Novena) data de 1978. As capelinhas começaram a visitar as famílias a partir do ano de 1983.
No dia 05 de maio de 1990, realizou-se na sede comunitária, a primeira assembleia da Comunidade Católica da Vila Cruzeiro, com a escolha de São José Operário como padroeiro da Comunidade. A primeira diretoria foi: Presidente: Oldemar José da Silva, Vice-presidente: Edomar da Rosa, Tesoureiro: Nestor Hickmann; Vice-Tesoureiro: Hedi Zart; Secretário: Luiz Graef; Vice-Secretária: Leci da Silva; e o Conselho Fiscal formado por Teresinha Hickmann, Julieta da Rosa, Antônio Tarelli, Cléo Hammeister, Vera Giovanaz , Liane da Silva e Osvaldo da Rosa.
Com o auxílio da Prefeitura Municipal foi feito a planta da Capela em 1991. A Capela foi erguida em mutirão com os sócios e prefeitura municipal. Os recursos financeiros oriundos das festas, rifas, Clube de mães e poder público. No ano de 1992 foram adquiridos todos os bancos para a Capela.
No dia 06 de dezembro de 1992, foi feito o lançamento da pedra fundamental da Capela, com festa e abertura de um livro ouro de doações para a construção da Capela.
Em julho de 1998, aconteceram as missões na comunidade, que tem como símbolo a Cruz de madeira com os dizeres: Jesus, ontem, hoje e sempre. Em outubro de 1999 a acolhida de quatro ministras na comunidade: Lúcia, Hedy, Leni e Ir. Margarida.
No ano de 2003 para a alegria dos sócios da Comunidade católica e dos moradores do bairro, foi adquirido e instalado o sino na Capela São José Operário.
A Comunidade São José Operário foi construída e se mantém em forma de mutirão. Muitos foram os envolvidos desde a época em que se rezava em grupos de família até os dias de hoje. A Comunidade possui e zela pela manutenção da Capela, sala para catequese e reuniões. Na pastoral está organizada em equipes de liturgia, Batismo, catequistas de 1ª Eucaristias, de Crisma, Ministros(as), Coroinhas, zeladoras de capelinhas e diretorias.
A Comunidade São José Operário sempre contou com a presença, a colaboração e o apoio das irmãs da Divina Providência.
São José Operário – padroeiro dos(as) trabalhadores(as) – Comemorado no dia 1º de maio.