GUIA TELEFÔNICO
E.M.E.F. Dois Irmãos
Endereço: Rua Voluntários da Pátria, 31
Bairro: Aviação
Distrito: Sede - 1º Distrito
Telefone: (51) 3983-1086
Última atualização: 26/10/2019
A Escola Cenecista de 1º Grau Dois Irmãos surgiu a partir de encontros entre moradores da comunidade que se reuniam no bar do Célio Schneider nos finais de tarde para conversar. Em um dos encontros estava o senhor Almedo Dettenborn, que era na época o Secretário Municipal de Educação. Levando o assunto a sério e incentivando a comunidade, foram realizadas várias reuniões.
Dettenborn reuniu-se com os moradores e com os irmãos Costa, proprietários do terreno, que na época era um campo. Os irmãos Alceu e Oli Costa doaram o primeiro terreno, foi daí então que surgiu o nome Dois Irmãos. A pedra fundamental foi lançada no dia 12 de novembro de 1978.
A professora que também foi a primeira diretora da escola, Elsa Esther Niedermeyer, foi convidada a trabalhar e voluntariamente, fez o levantamento para ver quantas crianças em idade escolar havia na comunidade escolar e se era viável abrir a escola. Em 1979 a escola atendeu alunos em forma de extensão, com nome de Escola Municipal Quinze de Novembro.
Em 1983, assumiu a direção da Escola Cenecista Dois Irmãos, a professora Enir da Silveira, onde atuou até fevereiro de 2005.
Em 1997, tornando-se difícil sua manutenção como pagamento de professores, fundo de garantia, INSS e outros encargos, a Escola Cenecista Dois Irmãos foi cessada e então criada a Escola Municipal de Ensino Fundamental Dois Irmãos, pela Portaria de Autorização de Funcionamento 938 de 07/10/1997 e pelo Decreto Municipal 2572 de 03/06/1997 do então prefeito Celso Artus, ficando Escola Municipal de Ensino Fundamental Dois Irmãos.
INFRAESTRUTURA:
No início era um pequeno pavilhão com apenas uma sala de aula e este foi cedido para a Campanha Nacional de Escola da Comunidade (CNEC). A Portaria de Funcionamento nº 11755/80 é de 24 de janeiro de 1980.
INFORMAÇÕES:
Em 2005, assumiu a direção a professora Otilina de Souza Massmann e na vice-direção, as professoras Ariete Rodrigues da Rosa e Marlise Maria Marquetti Antoni. Em 2010, assumiram a direção da escola, por meio de eleição, Ana Paula König Metz, como diretora, Márcia Heloísa Schwinguel Federhen, Angela Niederle Konrad e Leni Leuckert, como vice-diretoras. A professora Leni ficou no cargo até final de 2010. Com a saída da professora Leni, foi indicada ao cargo de vice-diretora, a professora Maria Cristina Dornelles. Em 2012, assumiram o cargo, Paula Deporte de Andrade como diretora, Márcia Heloísa Schwinguel Federhen, Angela Niederle Konrad e Maria Cristina Dornelles, vice-diretoras. Com a saída da diretora Paula Deporte de Andrade, foi indicada à direção a professora Ana Paula K. Metz, em meados de outubro de 2012.
Em 2014, Ana Paula K. Metz, diretora, Adriana Dornelles Jantsch Kroth, Fabiane Eichler e Maria Cristina Dornelles, vice-diretoras, foram as professoras que assumiram a direção da escola.
Em 2016, assumiram a direção Ana Paula K. Metz, diretora, Adriana Dornelles Jantsch Kroth, Fabiane Eichler e Nara da Luz para um mandato de 03 anos.