Notícias

93ª Zona Eleitoral realiza alterações em locais para votação de Venâncio e Mato Leitão

09/09/2022 às 09h00min

A Justiça Eleitoral realiza alterações nos locais de votação de Venâncio Aires e Mato Leitão. As mudanças ocorrem por conta dos prédios até então utilizados estarem desocupados. Buscando garantir o acesso dos eleitores, a 93ª Zona Eleitoral buscou pontos próximos dos tradicionalmente utilizados para direcionar os cidadãos no dia 02 de outubro, quando ocorre o primeiro turno.


Juntos, Venâncio Aires, Boqueirão do Leão e Mato Leitão contarão com 213 seções eleitorais no pleito de 2022. A principal alteração ocorre na Capital do Chimarrão, em função da interdição da Escola Estadual Mariante, de Vila Mariante. O prédio da escola está fechado por problemas estruturais.
Com isso, as seções 76, 105, 131 e 148, estarão instaladas na Comunidade Católica Nossa Senhora dos Navegantes, também na localidade.


Na Cidade das Orquídeas, as alterações ocorrem na seção 201, do Ginásio de Linha Conceição, que passou para a Associação União, de Linha Boa Esperança Alta. Já a seção 41, da Escola São José, fechada, passa para a Associação São José, de Linha Arroio Bonito, popular Bonitão.


Conforme o chefe do cartório eleitoral da 93ª Zona, as alterações buscam garantir acessibilidade e segurança aos eleitores. “São espaços que estão ou fechados, com interditados. Com isso foi preciso adequação das seções. Para garantir o acesso dos eleitores foram buscados locais próximos, perto dos pontos até então dessas seções,” afirma Eduardo Mosman.


ELEITORADO
Nos três municípios da 93ª Zona Eleitoral, estão aptos a votar 62.940 eleitores. A maior parte são de Venâncio Aires. O maior número de eleitores possui entre 45 e 59 anos, representando 16.351 pessoas. Na sequência aparecem eleitores entre 35 a 44 anos, com 11.520 pessoas. Já os eleitores de 25 a 34 anos, são 11.450 pessoas.


Créditos das fotos: Fábio Pozzebom - Agência Brasil

Créditos dos textos: Jornal Olá

Fonte: Jornal Olá

buscar