Notícias
Ações de acesso a alimentação e de fomento a agricultura familiar integram o Plano de Governo do 40
28/10/2020 às 17h14minNo Governo de Giovane e Celso diversas ações e programas de fomento a alimentação da comunidade em vulnerabilidade social foram realizadas. Uma delas foi a realização da campanha “Sua Solidariedade é um Prato Cheio“, desenvolvida pelo Gabinete da Primeira-Dama e Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social e que arrecadou alimentos e itens de higiene e limpeza para auxiliar famílias carentes do Município em meio a pandemia provocada pelo Coronavírus. Foram mais de mil kits doados a famílias.
E é assim, que Giovane Wickert e Celso Kramer querem continuar fomentando projetos que viabilizem o acesso a uma alimentação acessível e de qualidade, principalmente a população mais carente. Assim, o objetivo é melhorar o Programa de Segurança Alimentar com enfoque na parte nutricional dos kits de alimentos distribuídos.
Da mesma forma, com objetivo de promover o acesso a alimentação e incentivar a agricultura familiar, irão ampliar o atendimento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que hoje atende em torno de 600 famílias, da cidade e do interior. Pelo Programa, coordenado pela Cooperativa de Produtores de Venâncio Aires (Cooprova) são distribuídos alimentos dos produtores rurais, como alface, repolho, couve-flor, aipim, laranja, beterraba, e das agroindústrias locais como conservas, bolachas, pão, leite, ovos, entre outros. Para a moradora de Linha Taquari Mirim, Julliete Aparecida de Freitas, o programa é de suma importância para as famílias. “A retirada do PAA é bem importante favorece as famílias que possuem pouco espaço na residência. Quem mora na cidade não tem lugar para plantar. Eu moro no interior, mas mesmo assim faço a retirada porque é bem importante e como faço parte do Programa do Bolsa Família, também tenho direito. Venho agradecer e não tenho queixa nenhuma, são ótimos os alimentos e bem selecionados para o povo. Eu agradeço muito.“
Através da Cooprova, Giovane e Celso também vão manter a ampliar o vale-feira, instituído em 2018, cujo cerca de 1,3 mil servidores públicos recebem mensalmente o valor de R$ 25,00 para adquirir produtos da feira, estimulando uma alimentação mais saudável e auxiliando a Cooperativa.
Nos educandários, a alimentação escolar é outra preocupação. Por isso, será mantida a qualidade da alimentação escolar, a partir da aquisição de alimentos da agricultura familiar. Respeitando e sempre valorizando o trabalho desenvolvido pelo Conselho de Alimentação Escolar.
Paralelo, os candidatos do 40 irão implantar o Restaurante Popular em parceria com as igrejas e a Cooprova.
Ainda, para favorecer a cadeia alimentar, Giovane e Celso irão criar o Programa Natal Sem Fome, cujo objetivo principal é possibilitar aos cidadãos em situação de vulnerabilidade, um Natal mais digno, colocando à disposição dos necessitados, kits de alimentos.
Créditos das fotos: Divulgação - AI Coligação "Unidos Por Todos"
Créditos dos textos: Camila Sehn - AI Coligação "Unidos Por Todos"
Fonte: Assessoria de Imprensa da Coligação "Unidos Por Todos"
buscar
Categorias