Notícias

Atividades sociais e esportivas podem ser suspensas pelo aumento de casos Covid

16/06/2021 às 09h11min

Durante participação no programa jornalístico Terra em Uma Hora, da Rádio Terra FM 105.1, nesta terça-feira, 15, o prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, sinalizou que a região pode ter novas restrições nos próximos dias, em razão da escalada de casos confirmado do novo coronavírus. Encontros sociais e atividades esportivas, de acordo com o chefe do Executivo, devem ser os primeiros a terem as suas suspensões anunciadas, já que no sistema de monitoramento do Governo do Estado, o 3As, são consideradas de alto risco.


Amanhã devemos ter uma nova reunião entre os representantes dos conselhos dos municípios da região, da Amvarp e do Governo do Estado. As propostas estão encaminhadas e vamos discutir a necessidade de restrições, provavelmente a partir da semana que vem”, comentou. Conforme Jarbas, “este é um momento em que precisamos ter muita precaução, porque se nós perdermos o fio da meada, a situação vai piorar. O hospital está lotado, a UTI está lotada e, ontem, chegamos a mais de 50 casos positivos”, destacou ele.


Segundo o prefeito, não há como negar que há uma escalada de novos caso da doença na Capital Nacional do Chimarrão. “Ou todo mundo se une e a gente dá as mãos, ou vai fechar coisas. A gente não quer fechar nada, só que nós vamos ter que nos adequar a algumas exigências dos grupos técnicos e do Governo do Estado”, alertou ele, acrescentando ainda que, “se não tomarmos algumas medidas, Venâncio Aires, que faz parte da Amvarp, pode ser apontado, daqui uma semana ou duas, pelo terceiro A do Governo do Estado, que é ação, que é quando temos que acatar algumas regulamentações, entre elas fechar algum setor”.


Jarbas entende que o expressivo aumento do número de infecções por coronavírus não é um descuido da população, mas reflexo das flexibilizações, somado ao efeito do inverno, período em que os problemas respiratórios aumentam. “Vocês devem lembrar que eu já falei aqui sobre a semana 29, que é a última semana de julho, que é muito comum o aumento de casos respiratórios sintomáticos, e faltam seis semanas para a semana 29”, disse.


VACINAÇÃO


A respeito da vacinação contra a Covid-19, que já está sendo oferecida para pessoas de 47 anos ou mais, fora do grupo de risco, o prefeito antecipou que, amanhã, as doses serão oferecidas na Comunidade Nossa Senhora Rainha, no bairro Coronel Brito. A previsão, de acordo com ele, é de que a imunização tenha sequência nos próximos dois dias, inclusive com agendamento nos postos de saúde do interior. “A gente queria avançar na vacinação no fim de semana, no entanto a gente está com uma previsão bem restrita de novas doses. Observamos, nos últimos 30 dias, uma redução de 30% da remessa de vacinas em relação ao objetivo inicialmente traçado pelo governo e começa a falhar a nossa programação”, ressaltou.


Em Venâncio Aires, o movimento em busca da vacina, conforme Jarbas, é bastante intenso. “Para que vocês tenham uma noção, só ontem foram vacinadas quase 700 pessoas, e hoje devem ser entre 700 e 800 de novo. Peço calma à população, pois temos vacinas para todos desta faixa etária anunciada. Quem não fez ontem, pode fazer hoje e amanhã”, garantiu.


PREOCUPAÇÃO


O prefeito lembrou que a semana iniciou com registro de 52 novos casos de Covid, número acima da média diária das últimas semanas, e destacou que todas as unidades de saúde, da cidade e do interior, têm testes antígenos à disposição. “É importante destacar que estamos em um momento de preocupação. Dos casos sintomáticos que foram coletados de testes antígenos no dia de ontem, quase 50% tiveram resultado positivo. Antes, tínhamos um resultado de 20% a 25% de confirmações. O cenário é muito parecido com o que tivemos em fevereiro e março. Espero que não tenhamos as mesmas consequências”, concluiu.


Créditos das fotos: Cristiano Wildner - Rádio Terra FM

Créditos dos textos: Rádio Terra FM

Fonte: Rádio Terra FM

buscar