Notícias
Autismo é debatido na Rede Municipal de Educação
26/10/2021 às 11h33minCerca de 130 professores e profissionais da rede municipal de Educação que atuam com alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) participaram na última quarta-feira, 20, de um encontro de formação na Câmara de Vereadores. Coordenados pela psicopedagoga Marisa Mello, os trabalhos buscavam aprimorar o atendimento inclusivo e o desenvolvimento dos alunos autistas na rede.
Com aproximadamente 80 alunos com transtorno diagnosticado na rede municipal, o objetivo é incluir com qualidade essas crianças em sala de aula. Para isso, o Município conta com equipe multiprofissional junto ao Centro Integrado de Educação e Saúde (CIES), através de psicóloga, fonoaudiologia, psicopedagoga, entre outras. Além disso, quando essas profissionais indicam, os alunos são acompanhados por profissional de apoio em questões sensoriais dentro de sala de aula.
O secretário municipal de Educação e Cultura, Emerson Henrique, destacou durante a fala de abertura que a pandemia contribuiu para exaltar as diferenças e reforçar o papel do professor no processo de ensino. A vice-prefeita Izaura Landim também destacou a qualificação dos profissionais da rede, enquanto o prefeito Jarbas da Rosa lembrou que inclusão é tratar de forma diferente os desiguais. Ele ressaltou ainda os investimentos na área de educação, reformas em escolas e aquisição de novas tecnologias.
CENTRO REGIONAL DE REFERÊNCIA EM AUTISMO – No mesmo dia do seminário em Venâncio Aires, o Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale), confirmou a implantação do Centro Regional de Referência em Autismo em Santa Cruz do Sul. O espaço funcionará junto ao Centro Regional de Especialidades Médicas (Crem), na rua Ernesto Alves, ao lado da antiga Estação Férrea. No local haverá o atendimento dos casos severos, graves e refratários, além da capacitação de equipes de saúde, educação e assistência social para que possam atender os casos leves e moderados nas redes escolar e de atenção básica. Os atendimentos realizados no local serão encaminhados pela rede de saúde dos municípios e devem iniciar em 60 dias.
Créditos das fotos: Divulgação - AI PMVA
Créditos dos textos: AI PMVA
Fonte: Assessoria de Imprensa de Venâncio Aires
buscar
Categorias