Notícias
Câmara presta homenagem à escritora Rosmeri Menzel
03/08/2021 às 11h21minApaixonada pelos seus filhos Luiz Paulo e Ana Raquel, seus gatos e pelas palavras. Rosmeri Menzel, 48 anos, é natural de Linha Isabel, interior de Venâncio. Recentemente, alcançou o primeiro lugar em um concurso de poesias, que teve a participação de 26 inscritos de diversos lugares do RS e de fora dele. O feito é especial não só pelo fato de ter superado concorrentes e pela premiação, mas por hoje vivenciar de forma intensa, lado a lado com colegas escritores renomados do estado, a magia do mundo da literatura.
Servidora Pública do Estado desde 1992, trabalhou por dez anos em Secretaria de Escola e desde 2002 atua como agente de tratamento de água/esgoto na Corsan. Mas os livros, os poemas, as palavras sempre a acompanharam.
Tudo começou em 1987 quando estudante da 8ª Série na Escola Cristiano Bencke foi provocada pela Professora Nara a escrever uma poesia. Com muita desenvoltura se saiu bem, melhor do que ela mesma imaginava. A partir de então, passou a participar de concursos locais e aleatórios vistos em jornais e revistas. Assim, em 1991 teve sua primeira grande chance. Um dos seus poemas integrou um livro, lançado no Rio de Janeiro.
Mas, apesar de alcançar boas colocações em concursos com seus poemas, Rosmeri conta que ter uma publicação em livro não era fácil, pois no final, a inclusão só era possível se pagasse. Depois, já trabalhando, a partir de 1992, conseguiu alguns espaços em jornais locais, regionais e até estaduais. Mas a construção de família e o trabalho acabaram fazendo com que se afastasse um pouco do seu hobby preferido.
Foi em meio a percalços na vida pessoal e também profissional, em 2018, que se reencontrou e passou a dar atenção especial ao seu talento. Uma nova história começou a ser escrita na vida de Rosmeri. Assim como ela, sabia que muitas pessoas encontravam alento nas palavras. E com isso, surgiu a ideia de criar a página ‘Juntando Letras’ nas redes sociais, onde desde então, diariamente, posta uma mensagem de própria autoria, sempre acompanhada de uma imagem.
Criando laços e compartilhando histórias com outros autores locais, Rosmeri mesmo sem ter livro publicado foi convidada para participar da Feira do Livro de Venâncio de 2019; o que de fato significou o retorno ao cenário da literatura. Foi então que lhe despertou o interesse em ter um livro próprio. Em janeiro de 2020 recebeu o empurrãozinho que lhe faltava, fez contatos e em março realizou o lançamento do ‘Descortinar’, seu primeiro livro de poesias.
Se Rosmeri encanta com seus poemas, ela também consegue dar um pouco mais de leveza e alegria à muitas pessoas que estão em meio a um momento difícil. Desde 2015, ela integra o grupo Doutores P. Depois de ser selecionada em uma seletiva e estudar muito sobre palhaçaria, hoje ela dá vida à Doutora Anestésica. Por conta da pandemia as ações realizadas semanalmente no Hospital São Sebastião Mártir e em outros locais, como escolas e espaços públicos estão suspensas. Mas o projeto, segundo ela, é um grande desafio, que exige conhecimento e entrega de corpo e alma, mas que significa uma grande injeção de vida para si própria.
A homenagem, proposta pela vereadora Sandra Wagner (PSB), foi entregue na última segunda-feira, 26.
Créditos das fotos: Fernanda Bergmann - AI Câmara de Vereadores VA
Créditos dos textos: Fernanda Bergmann - AI Câmara de Vereadores VA
Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Vereadores de Venâncio Aires
buscar
Categorias