Notícias

Caminhada inclusiva será neste sábado

03/12/2021 às 09h53min

Para marcar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado no dia 3 de dezembro, será realizada uma caminhada inclusiva, para a comunidade em geral, neste sábado, a partir das 9h. A saída será da Praça Henrique Bender (Praça Evangélica) em direção à Praça Coronel Thomaz Pereira (Praça da Matriz), local onde haverá outras atrações até o meio-dia.


Os participantes, portadores de deficiência ou não, farão o percurso de olhos vendados ou em cadeiras de rodas e serão conduzidos por um grupo de seis pessoas com deficiência. De acordo com o presidente do Conselho das Pessoas com Deficiência, Alexandro Hertz, o objetivo da ação é enfatizar a empatia e promover uma experiência para que as pessoas possam se colocar no lugar do próximo. “Quem não quiser vendar os olhos ou realizar o trajeto de cadeira de rodas pode participar mesmo assim, para compartilhar deste momento de integração”, convida o presidente, lembrando que os participantes deverão usar uma roupa de cor verde (cor da inclusão social), para que todos estejam padronizados.


A caminhada, que trás o tema ‘Vivenciando a inclusão, interagindo com as diferenças’, é promovida pelo Conselho de Pessoas com Deficiência em parceria com a Prefeitura e demais entidades.


Atrações na Praça da Matriz

Durante o sábado, das 9h às 12h, serão realizadas várias atrações na Praça da Matriz, entre elas, demonstração de produtos em braile, feira de saúde, de artesanato e de animais (com a participação da Ong Amigo Bicho), patinação, apresentações artísticas de pessoas com e sem deficiência e balcão de empregos do Sine.


Para participar da caminhada inclusiva não é necessário confirmar presença. “Prepare o chimarrão e venha aproveitar as demais atrações, que irão ocorrer durante a manhã deste sábado, na Praça da Matriz”, enfatiza Hertz, que comemora a retomada da ação, que não ocorreu no ano passado, em decorrência da pandemia de Covid-19.


Créditos das fotos: Divulgação - Jornal Folha do Mate

Créditos dos textos: Taiane Kussler - Folha do Mate

Fonte: Jornal Folha do Mate

buscar