Notícias
Candidatos avaliam Enem em meio à pandemia
19/01/2021 às 00h46minO campus local da Unisc e as escolas Odila Rosa Scherer, Monte das Tabocas e Oliveira Castilhos estiveram movimentados neste domingo, 17. Os locais receberam candidatos de Venâncio Aires para a primeira parte do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020.
As provas objetivas foram de linguagens e ciências humanas, com 45 questões cada, mais a redação. Mas além da preocupação normal diante de um exame tão concorrido, o processo aconteceu em meio à pandemia, o que preocupou alguns candidatos.
Esse medo, aliás, foi apontado como um dos motivos pelo recorde na abstenção em todo o país – 51,5% dos inscritos, de acordo com o Ministério da Educação. “Acho que além da prova, o pessoal também vai ficar nervoso devido ao risco de contaminação e não poder fazer a segunda parte na próxima semana”, avaliou Camile da Rosa, 18 anos. Ela, que quer cursar Medicina, entende que o momento não é o mais adequado. “Ok ter sido adiado lá atrás, mas acho que como está hoje, o risco de contágio e o número de casos é pior”, considera.
Antes de entrar na escola Odila para fazer a prova, Camile também destacou que seria a primeira vez que ficaria tantas horas consecutivas de máscara – o exame foi das 13h30min até 19h.
Inicialmente previsto para novembro, o Enem 2020 foi adiado para janeiro por conta da pandemia. Entidades estudantis e a Defensoria Pública da União solicitaram um novo adiamento, mas não foi autorizado pela Justiça.
Se por um lado houve as preocupações, há quem não pesou tanto o fator Covid. “Acho que todo mundo de máscara, com o distanciamento entre as mesas, o risco é baixo”, avaliou João Inácio Schneider, 25 anos. Morador da Picada Nova, ele fará o Enem para cursar Medicina Veterinária.
Apoio
Além de uma carona, o casal Valentim Silveira e Giselda Furtado também levaram apoio para as filhas Valentina, 19 anos, e Laura, 18. Enquanto Valentina quer cursar História, Laura ainda tem um ano na escola e fará o Enem como uma espécie de teste.
Questionados se têm algum receio de ver as meninas fazendo a prova em meio à pandemia, os pais foram categóricos. “Vamos focar em energia positiva para todos, que vai dar tudo certo. E acho que os jovens se expõem mais em outras situações do que fazendo uma prova”, argumentou Giselda.
No próximo domingo, 24, eles levarão novamente as filhas para a segunda parte do Enem, quando serão aplicadas as provas de matemática e ciências da natureza.
O exame terá também uma versão on-line, aplicado nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.
Venâncio
Embora não tenha divulgado quantos candidatos fizeram o Enem em Venâncio Aires, a coordenação local informou que a movimentação foi tranquila nos locais de prova e ninguém perdeu os horários. Ou seja, quem foi, fez o exame.
Créditos das fotos: Débora Kist - Jornal Folha do Mate
Créditos dos textos: Débora Kist - Jornal Folha do Mate
Fonte: Jornal Folha do Mate
buscar
Categorias