Notícias

Central de monitoramento: mais uma segurança para Venâncio Aires

23/07/2020 às 18h55min

Atualmente, o município conta com mais uma ferramenta para auxiliar na segurança, vigilância e no trânsito. O cercamento eletrônico em operação oferece aos cidadãos mais uma forma de monitoramento para combater a fuga após furtos, indivíduos e veículos suspeitos, principalmente. Os monitores estão instalados na Brigada Militar e contam com dois servidores para operacionalizá-las.


De acordo com o Secretário de Segurança Pública de Venâncio Aires, Dário Martins, a central é um fundamento importante para o município e possui capacidade para inserir um total de 60 câmeras, no momento são 20 câmeras em funcionamento, com previsão para mais três que já estão prontas e mais uma que está em processo licitatório e será colocada em Mariante. A ideia ainda é trabalhar com o formato de imagens compartilhadas com câmeras do comércio, assim o poder público não terá grande investimento com as câmeras e cada proprietário será responsável pelo seu equipamento. “Queremos trabalhar nesse modelo de imagem compartilhada, na região é novo, diferente, e dá um resultado enorme”, argumenta. Martins ainda destaca que algumas câmeras possuem um dispositivo que aciona quando a placa de um veículo estiver irregular, como carro clonado, roubado ou com documentação vencida. O dispositivo acionará a central e a abordagem será feita. O comando central das câmeras em Porto Alegre também recebe as imagens e a Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul (Sefaz RS) é interligada.


Para a Capitã Michele, da Brigada Militar, as câmeras já contribuíram muito, também na fiscalização de vendedores ambulantes, estelionatos com idosos, indivíduos suspeitos, notas falsas no comércio e o monitoramento nas entradas e saídas da cidade. Assim, quando necessário, as informações são passadas a guarnição que está na rua e a pessoa é abordada. A Capitã ainda explica que a instalação e manutenção dessas câmeras é de responsabilidade da Prefeitura Municipal, pois o projeto é de convênio do município com o Estado. Cabe a Brigada Militar fazer uso delas e operacionalizar. “Acredito que no máximo até final do ano estejam todas funcionando. Algumas já estão instaladas, gravando e reproduzindo para Porto Alegre, só não estamos com a imagem delas aqui porque não temos os monitores. Estão em um processo de aquisição para colocar o mosaico e aumentar a capacidade de visualização delas”, afirma.


Créditos das fotos: Willian de Oliveira - Portal Guia Venâncio

Créditos dos textos: Luana Schweikart - Portal Guia Venâncio

Fonte: Portal Guia Venâncio

buscar