Notícias
Cerca de 100 municípios marcam presença na maior Feira de Cursos da história da Univates
22/10/2022 às 09h07minA possibilidade de vivenciar a experiência universitária e conhecer mais de 50 cursos oferecidos pela Universidade do Vale do Taquari – Univates atraiu mais de 5 mil pessoas para a 21ª edição da Feira de Cursos. O evento foi realizado na quinta-feira, 20, e contou com a participação de alunos de mais de 200 escolas de todo o Rio Grande do Sul. Esta foi uma edição com recorde de inscritos e de visitantes à Instituição.
Foram mais de 60 atividades interativas distribuídas em salas de aula, laboratórios, no Complexo Esportivo e no Teatro Univates, nos turnos da manhã e da noite. Com o tema “Contém spoilers do seu futuro!”, a Feira de Cursos promoveu momentos de integração, autoconhecimento e diversão para os visitantes.
Algumas das cidades cujas escolas estiveram presentes no evento foram Lajeado, Bento Gonçalves, Teutônia, Arroio do Meio, Roca, Garibaldi, Anta Gorda, Dois Lajeados, Pouso Novo, Venâncio Aires, Taquari, Barros Cassal, Soledade, Paverama, Ilópolis, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Muçum, Encantado, Estrela, Porto Alegre e Vera Cruz.
Segundo a reitora da Univates, professora Evania Schneider, a Feira de Cursos é um momento muito importante para a Universidade porque é uma oportunidade de receber alunos de várias cidades que têm interesse em conhecer a Instituição e explorar o campus.
“É um momento para que eles possam conversar com outras pessoas, com outros estudantes das suas áreas de interesse, com professores e coordenadores de curso. Espera-se que, a partir disso, possam pensar sobre o futuro, visualizar aquilo que eles querem para a sua vida, para a sua formação e, consequentemente, para o seu próprio desenvolvimento“, declara a gestora.
“Acredito que este é um momento mágico, porque nós temos a possibilidade de abrir as portas e mostrar para a comunidade tudo aquilo que a gente faz. Tudo aquilo que a gente gera é para os nossos estudantes, porque verdadeiramente quem cria o desenvolvimento das comunidades, quem gesta o desenvolvimento da sociedade são as pessoas, a partir do seu conhecimento e da sua entrega“, detalha Evania.
Experiências pelo campus
No Teatro, a atração “Spoiler do seu futuro” foi uma vivência exclusiva para as turmas de 3º ano do Ensino Médio. Após acomodarem-se, os alunos foram surpreendidos com uma ação que encenava uma cerimônia de formatura. A reitora da Univates conduziu a cerimônia e os alunos puderam, inclusive, vestir a toga e escolher a música para irem até a mesa oficial para colar o grau de forma simbólica.
O estudante Yarley Bergmann da Silva, de Bom Retiro do Sul, acompanhou a programação do Technology Day e divertiu-se com as competições e demonstrações realizadas pelos cursos das áreas de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo e Tecnologia da Informação. “Eu não tinha interesse em fazer faculdade, mas, depois de conversar com o professor de Engenharia Mecânica, comecei a pensar na possibilidade de estudar aqui. Gostei bastante de saber como é o mercado de trabalho, as saídas de campo e o curso“, disse. Sobre as atividades que aconteciam no Complexo, ele emendou: “os robozinhos e as corridas de carrinho de mão são muito da hora!”.
Isadora Quaresma Santos, 17, é estudante do 2º ano do Ensino Médio e participou dos dois turnos do evento. Quando chegou pela manhã, tinha interesse no curso de Administração, mas percebeu novas possibilidades ao conhecer o estúdio audiovisual da Univates. À noite voltou decidida a participar da oficina de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda. “Quando eu vi as câmeras, o cromaqui e todo esse espaço, fiquei encantada. Voltei porque queria muito gravar a previsão do tempo e amei. É muito legal!“, justificou.
Emanuel da Silva Carlesso, 17, é aluno do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco, de Lajeado, e ainda não conhecia a Univates. Pela primeira vez no campus, aproveitou para fazer a inscrição no Vestibular de Verão e saber mais sobre seu curso de interesse, Pedagogia. “É muito empolgante! A estrutura é linda e todos são muito receptivos e comunicativos. A possibilidade de socializar com tantas pessoas é algo que conta muito pra mim”, ressaltou.
Organização
Ao todo, mais de 100 pessoas estiveram envolvidas na organização, entre técnicos-administrativos de diversos setores, professores e estudantes da Univates. Danusa Vicente, coordenadora da Biblioteca, é uma dessas pessoas e participa da Feira há várias edições. Ela conta que sente um carinho especial pelo evento. “Interagir com as pessoas e ver os olhinhos brilhando, a vibração em conhecer o campus, o sorriso e a empolgação dos estudantes por estarem em um lugar que oferece tantas possibilidades é o que me move. Isso faz com que eu queira estar junto e me envolver com esse evento. Eu sinto muito orgulho de trabalhar na Univates. A Feira para mim tem esse significado“, afirmou.
Créditos das fotos: Natalia Nissen - AI Univates
Créditos dos textos: Lucas George Wendt e Natalia Nissen - AI Univates
Fonte: Assessoria de Imprensa da Univates
buscar
Categorias