Notícias

Combate as Fake News passa a ser lembrado anualmente em setembro

04/06/2020 às 17h18min

Com o objetivo de alertar dos crimes praticados pela produção, propagação e reprodução de mensagens falsas e instruir as pessoas dos fake news na internet, principalmente nas redes sociais, a Câmara de Vereadores aprovou na sessão do dia 25 de maio a Lei de nº 6.587 a qual institui o mês de setembro como o Mês de Conscientização, Orientação e Combate às Fake News em Venâncio Aires. A Lei foi sancionada no dia 28 de maio pelo Prefeito Giovane Wickert.


O tema vem ganhando visibilidade local, nacional e no mundo. As mensagens falsas quando divulgadas causam danos, em muitos casos imensuráveis e irreparáveis, na vida das pessoas. Compartilhar informações falsas, fotos e vídeos manipulados e publicações duvidosas pode trazer riscos para a saúde pública, incentivar o preconceito e resultar em problemas graves, como mortes.


Os atos relacionados à criação, à divulgação e à disseminação de informações falsas podem ser enquadrados em pelo menos oito artigos do Código Penal, com penas que vão desde a aplicação de multas até a prisão.


A ideia é promover no mês de setembro campanhas educativas, visando a conscientização das pessoas, através de palestras, debates, rodas de conversas em locais estratégicos e de fácil acesso para a comunidade.


O evento deve ocorrer anualmente, mas este ano não irá ser promovido, em virtude das eleições.


Como identificar uma fake news

Avalie a fonte, o site, verifique o autor do conteúdo, observe se o texto contém erros ortográficos, olhe a data de publicação, tome cuidado com o sensacionalismo. Há casos que o compartilhamento é realizado após o indivíduo ler apenas a manchete, desconhecendo por completo o conteúdo compartilhado. Portanto, é essencial verificar todo o conteúdo da publicação.


Muitos sites publicadores de fake News têm nomes parecidos com endereços de sites de notícias. Portanto avalie o endereço e verifique se o site é confiável. Cuidado ao compartilhar ou responder notícias falsas.


Créditos das fotos: Divulgação - AI PMVA

Créditos dos textos: Camila Sehn - AI PMVA

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Venâncio Aires

buscar