Notícias
Entrega do Troféu Rua Grande acontece neste mês
03/03/2020 às 12h01minA quarta-feira de cinzas sinalizou o fim do período de carnaval e o último sábado foi de enterrar os resquícios da folia. Mas ainda haverá festas pelo interior do Município e a cerimônia de premiação do Troféu Rua Grande, que acontece no dia 14 de março, na sede da Unidos de Vila Freese, a partir das 20h. O intuito da premiação é de valorizar as pessoas que trabalham ao longo do ano para deixar o carnaval mais belo e atrativo, assim como, valorizar os destaques das cinco agremiações que compõe a Liga do Samba de Venâncio Aires (LISVA).
Ao todo, serão 11 quesitos na avaliação que será popular, através do site Guia Venâncio, onde a população poderá rever trechos dos desfiles das Escolas de Samba e votar.
Quesitos de avaliação:
- Comissão de Frente
- Mestre-sala e Porta-bandeira
- Porta-Estandarte
- Casal de Passistas
- Alegorias
- Samba-Enredo
- Fantasias
- Rainha
- Bateria
- Tema Enredo
- Harmonia
Carnaval do Município registra púbico acima do esperado
As duas noites de desfiles oficiais do Carnaval de rua da Capital Nacional do Chimarrão no sábado, 22, e na última segunda-feira, 24, encerraram a edição 2020 do evento popular. As cinco entidades carnavalescas realizaram as suas apresentações para um público de aproximadamente 22 mil pessoas, segundo a Brigada Militar.
No sábado, 22, a noite de desfiles iniciou com a tradicional abertura da Rua Grande pela Corte Oficial de Venâncio Aires, corte adulta do interior e infantis – do Município e Interior – e dos blocos que compõe a Associação Carnavalesca do Interior de Venâncio Aires (ACIVA). Apesar da temperatura atípica para o período, as entidades culturais desfilaram para o público presente. Na segunda noite de desfiles as Escolas de Samba retornaram para mais uma vez apresentar os seus temas-enredos com muitas cores, danças e amor pela cultura popular.
Venâncio Aires é um dos poucos Municípios do Rio Grande do Sul que compreende a importância cultural que há no carnaval. Trabalha-se de variadas formas a cidadania, a inclusão social, o fortalecimento da cadeia cultural em massa e valorização das expressões rítmicas e musicais. Promove anualmente as festividades de carnaval, buscando patrocínios empresariais, recursos Federais, seja via a Lei de Incentivo à Cultura (LIC) ou através de Emendas Parlamentares, ajudando inclusive as cinco Entidades Carnavalescas. Utiliza recursos que seriam destinados ao carnaval via Secretaria de Cultura para buscar contra partidas com o Governo Federal – cerca de R$ 4 milhões – e garantir a viabilidade de execução de outros projetos importantes, a aquisição de máquinas e equipamentos, bem como, outras obras de relevância para o Venâncio. Somando, são 13 projetos ao todo. E nada é extraído dos caixas do Município.
A cultura de carnaval, o maior teatro ao ar livre do mundo, aqui na Capital Nacional do Chimarrão, não finda na quarta-feira de cinzas e tão pouco é enterrado no sábado. Renasce anualmente sob temáticas variadas em forma de tema e sambas-enredo para relembrar que a Folia de Momo é de todos.
Créditos das fotos: Leandro Osório
Créditos dos textos: Leandro Osório
Fonte: AI PMVA
buscar
Categorias