Notícias
Escola Wolfram Metzler participa de projeto sobre empreendedorismo
07/05/2022 às 11h07minA Escola Estadual de Ensino Médio Wolfram Metzler é uma das 10 escolas da região que participam, desde abril, de um projeto que alia a educação ao empreendedorismo. Trata-se do E-Generation, promovido pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e a Embaixada dos Estados Unidos.
Segundo o coordenador do ‘Conexões Unisc’, Erion Lara, os estudantes estão participando do curso ‘Bora Empreender Ensino Médio’, com duração de 40 horas, ministrado pelo Sebrae. “O objetivo é apresentar o mundo do empreendedorismo, conhecer seu propósito com informações e dicas para quem quer inovar, quer descobrir uma ideia e começar a transformá-la em negócio, alinhado com as novas diretrizes da BNCC. Eles são estimulados a criar empreendimentos articulados com seus projetos de vida, que fortaleçam sua atuação como protagonistas da sua própria trajetória.”
Na Wolfram, participam cinco alunos do 3º ano do Ensino Médio Regular: Eduardo André Massmann, Gabriel Henrique da Silva, Raul da Cruz Alves, Ana Carolina da Silva Heisler e Alice Eduarda Schlosser. A professora responsável é Simone Maria Zart.
O curso ministrado pelo Sebrae, com aulas on-line, vai até dia 16 de maio e, além disso, há workshops para alunos, também de forma remota, promovidos pela Unisc. Para a diretora da Wolfram, Daiane Soda, é a oportunidade de despertar o assunto ‘empreendedorismo’ entre os jovens. “É importante porque está desenvolvendo ações que estimulem e auxiliem os estudantes no seu projeto de vida. Também vai instigar à busca da autonomia para solucionar problemas do cotidiano de cada estudante, bem como da comunidade escolar.”
Desafio
Ao fim do curso e dos workshops, ocorre o Desafio Empreendedor, que será o elemento final do projeto. “Os conhecimentos adquiridos serão colocados em prática. Cada equipe deverá desenvolver um projeto que terá como objetivo propor uma solução para um problema real da sua comunidade”, explicou Erion Lara.
As áreas a serem trabalhados são: sustentabilidade local, igualdade e cidadania, inovação empreendedora, responsabilidade ambiental, saúde e melhoria de processos. Haverá apresentação dos projetos pelos grupos, com premiação aos três grupos melhores colocados, conforme avaliação que será realizada por uma comissão julgadora na Unisc.
O melhor projeto levará seis smartphones (para alunos e professor) e uma televisão para a escola. Os outros dois grupos premiados ganham cursos individuais de Inglês por um semestre e cursos do Sebrae.
Créditos das fotos: Divulgação - Jornal Folha do Mate
Créditos dos textos: Débora Kist - Jornal Folha do Mate
Fonte: Jornal Folha do Mate
buscar
Categorias